Últimas indefectivações

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Descansa em paz, velho capitão

"A última noite começou com a triste notícia do desaparecimento de uma das figuras mais emblemáticas do futebol português, o velho capitão Mário Wilson.

Mesmo sabendo-se que o seu estado de saúde inspirava alguns cuidados há algum tempo, a morte do homem de referência como ele foi sempre, deixa mais pobre o futebol e, de um modo geral, todo o desporto nacional.
Mário Wilson completaria 87 anos no próximo dia 17 de Outubro.
Nasceu na antiga Lourenço Marques e veio cedo para Portugal, com vinte anos, com a difícil incumbência de substituir Fernando Peyroteo, outro ultramarino, no comando do ataque do Sporting. Manter-se-ia dois anos em Alvalade, o tempo suficiente para se sagrar por uma vez campeão nacional.
Depois rumou a Coimbra, onde se tornou figura incontornável da Académica, que representou durante doze anos e onde viria a terminar o seu tempo enquanto jogador.
Decidiu-se depois por enveredar pela carreira de treinador, tendo sido ao serviço do Benfica que conquistou os principais títulos: um campeonato e duas taças de Portugal.
No seu longo peregrinar por diversos clubes portugueses, passou ainda pela Académica, Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista, Estoril-Praia e Olhanense, entre vários outros, tendo em todos eles deixado um rasto de grande competência e enorme afabilidade.
Comandou equipas da divisão principal durante 548 jogos, marca que reflecte o desejo expresso por muitos dirigentes de o verem à frente das suas equipas.
Foi ainda seleccionador nacional na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 1980. 
Mário Wilson era um bom. Tão bom que deixa saudades em todos nós, mesmo aqueles que com ele privaram de forma menos intensa.
E o futebol português fica a dever-lhe grandes serviços e sobretudo muitos anos de dedicação.
Que descanse em paz!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!