Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Ignorai-os!

"Lembremo-nos, ao menos, do exemplo do velho capitão Wilson, porque são homens desses que fazem bem ao futebol.

Ter sucesso no futebol não pode ser apenas ganhar. Ter sucesso no futebol, como na vida, tem de significar, empreender, construir, criar, tornar forte, mostrar vontade, ambição, carácter, carisma e compromisso, lealdade ao jogo limpo e respeito pela ética. Ter sucesso deve resultar de qualidade do que se faz; não deve ser perseguido sem olhar a meios para atingir o fim e muito menos aceitá-lo qualquer que seja o preço.
Pelos universos de Benfica e Sporting o ruído está a tornar-se ensurdecedor, pela voz de dirigentes (ir)responsáveis, comentadores facciosos, opinadores inconscientes, gente cega que vai perdendo cada vez mais a estribeira, o respeito e até a noção do ridículo.
Não vale a pena ir mais longe porque nenhuma dessas personagens merece que se vá mais longe.
Mas vale a pena registá-las para não nos esquecermos dos disparates que cometem; vale a pena marcá-las para evitar misturas; e, por fim, vale a pena ignorá-las para manter o ar respirável.
Não sei se deve o Senhor perdoar-lhes, mas seu que não sabem o que fazem.

Nem o que dizem!


O futebol merece que se fale de futebol. Que se fale do jogo. Que se fale do trabalho dos treinadores e do desempenho dos jogadores. O futebol merece paixão, fair-play, ambição e talento. Não merece jogo sujo!
O futebol não se joga de fato e gravata por muitos fatos e gravatas que gostem de o intoxicar. O futebol deve ser amado, não destruído. Deve ser discutido mas não enxovalhado.

Deixou-nos esta segunda, aliás, alguém que tinha tremenda ambição de ganhar mas paixão maior ainda por competir, lutar, melhorar o jogo e crescer.
Alguém que adorava ensinar e sabia ouvir.
Alguém que cumpria a regra e elevava a ética.
Alguém que quase não precisava de falar para se fazer ouvir.
Alguém que tinha realmente um carisma invulgar.
Mário Wilson, eternamente o velho capitão para muitos de nós, foi uma grande personalidade do futebol português. E foi no futebol, sem qualquer sombra de dúvida, um homem bom.
Conheci-o. E fiquei sobretudo marcado pelo tom de voz, pelo sentido de humor e pela bondade.
Honrar a memória de homens como Mário Wilson é honrar o futebol.
Honrar o carácter de homens como Mário Wilson é honrar a dignidade.
E a dimensão humana de quem, no futebol, procura intensamente ganhar respeitando profundamente o opositor.
Não são palavras bonitas agora que morreu.
Mário Wilson foi mesmo, em muitas coisas, um exemplo. Um bom exemplo!
(...)

'Penalty'
Defende o presidente da FIFA, Infantino, que mais tarde ou mais cedo venha a fase final do Campeonato do Mundo de futebl a ser disputada por 48 equipas. Mas terei ouvido bem? O diário francês L'Equipe definiu bem o que o senhor disse: «Ridículo!». É o que é.

Livre Directo
Escreveu Alex Fergunson num dos seus livros que um dos maiores perigos do sucesso é «deixarmos de ver e ouvir». Se bem o compreendo, vemos apenas o que nos interessa e só ouvimos o que nos convém. Devíamos escrevê-lo no espelho da cada de banho!

Livre Indirecto
É pena que a chamada de Pizzi à Selecção corresponda a mais uma lesão, desta vez a de Nani, que não pode hoje defrontar Andorra. Bem merecia Pizzi outro cenário. Um não-muito-bem-amado que tem sabido tornar-se um jogador mais forte e completo!"

João Bonzinho, in A Bola

PS: Uma das coisas que me faz mais confusão, nesta cobardia opinativa, é quando jornalistas profissionais condenam as opiniões de comentadores!!!! Extraordinário...
Esta confusão deliberada, entre posições institucionais e representativas dos Clubes, com comentários pessoais, é prova da falta de espinha desta gente...
Estará o senhor Bonzinho a falar de um dos Colunistas deste jornal?!!! Estará o senhor Bonzinho a falar da vergonhosa capa deste jornal da última Quarta-feira, onde transformou '3 frases', numa capa?!!! Em contraponto, com vários 'testamentos bíblicos' repletos da mais vergonhosa prosa... inqualificável para um Clube que se quer ser respeitado?!!!!
E todas as outras opiniões, publicadas por este jornal, de tantos outros colunistas, ao longo dos anos... com mentiras, revisionismos históricos nojentos, ofensas várias... será que nenhuma dessas opiniões mereceu o desagravo do senhor Bonzinho?!!!
E já agora, o ataque pessoal ao nível da tasca, é igual à defesa da honra?!!!
Será que existe alguém que tem a coragem de identificar a eleição do Babalu como o principio de uma das mais sujas fases do Tugão?!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!