Últimas indefectivações

domingo, 30 de outubro de 2016

Nada aconteceu por mero acaso

"O Benfica começou por ganhar na Luz. Depois ganhou no Funchal, onde o Sporting perdeu dois pontos e, no dia seguinte, ganhou em Setúbal, onde o FC Porto imitou o Sporting.
Em função dos resultados dos seus rivais mais directos, o Benfica ficou a sete pontos do Sporting e a cinco do FC Porto. E se é óbvio que estar a sete pontos do seu concorrente directo da Segunda Circular não é decisivo, mas é significativo, estar agora a cinco pontos do FC Porto também não é decisivo, mas é muito importante.
Desde logo porque o próximo jogo do Benfica será no Dragão, onde toda a pressão passa para a equipa de Nuno Espírito Santo. É que se o FC Porto tivesse ganho em Setúbal, poderia ambicionar vencer o próximo clássico e assumir a liderança no campeonato. Não aconteceu e, agora, o jogo do Dragão assume um grau de importância elevada para o FC Porto. Se perder, fica numa posição muito difícil, apesar de ainda estarmos numa altura precoce da competição; se empatar, a situação, não sendo dramática, será, pelo menos, preocupante; se ganhar, não deixará fugir o Benfica, mas, ainda assim, não o ultrapassa na classificação.
O Benfica irá, pois, ao Porto, numa posição muito mais confortável do que admitiria antes desta última jornada.
Bom, mas o mais marcante é que nada disto aconteceu por acaso.
O Benfica venceu o Paços de Ferreira com uma exibição categórica e até com elevada nota artística; o Sporting empatou na Madeira com uma exibição deprimente, a dar sinais de um défice de confiança que urge resolver; o FC Porto empatou em Setúbal com uma exibição estranha de tão preocupantemente decrescente."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!