Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uma 'peladinha' entre o 'Rei' e um príncipe

"Os ciúmes de Diamantino, a contas com uma garganta inflamada, e o dia em que Eusébio jogou à bola com um pequeno príncipe.

Com 67 anos acabados de fazer, mas com uma jovialidade ímpar, o Benfica aproveitou uma paragem no Campeonato Nacional de 1979/71 para fazer a terceira digressão daquela época. Depois do Extremo Oriente e América do Sul, Teerão, no Irão. O prestígio e popularidade internacional do Clube, aliada à insaciável 'fome de Benfica', não deixavam que fosse de outra maneira. A convite do Pas, um importante clube iraniano, a comitiva 'encarnada' fez as malas e rumou à terra d'As Mil e Uma Noites.
Quando saíram do avião foram engolidos por uma multidão que gritava pelo Benfica e por... Eusébio, que naquelas paragens tinha o seu quê de lendário. Diamantino, ainda a recuperar de um ataque de anginas, ao deparar-se com tamanha euforia pelo colega exclamou, realista e pouco ciumento: 'Apenas ele existe, nós somos apenas paisagens!'.
Nos dias que ali estiveram houve tempo para vestirem a pelo de turistas, deixando-se encantar pelas avenidas modernas que contrastavam com as mesquitas, cujos minaretes iluminavam as casinhas modestas que as rodeavam, e para defrontarem as melhores equipas do país, o Pas e o Persepolis. Porém, desta vez, a história aconteceu fora das quatro linhas.
No dia do último jogo foram convidados para visitar o Palácio de Niavaran, onde ofereceram ao jovem príncipe, na altura com 12 anos e apaixonado por futebol, uma bola autografada por todos e uma camisola do Eusébio. Depois de um convívio formal com os imperadores, e quando se preparavam para abandonar o palácio, a imperatriz perguntou a Eusébio se podia dispensar uns breves minutos para jogar à bola com sua alteza o príncipe. O rosto do 'Pantera Negra' iluminou-se com um sorriso rasgado. Durante meia hora jogou com o príncipe com um entusiasmo que comoveu todos os que tiveram a sorte de testemunhar aquele momento. Era o 'King' a ser criança novamente.
Entretanto, no estádio, já com os 40 mil lugares preenchidos, um incomum aviso soou nos altifalantes: o jogo iria começar com 15 minutos de atraso porque Eusébio estava a jogar futebol com o príncipe nos jardins do palácio. Contam os jornais da época que das bancadas soou 'uma explosão de júbilo'. Foi, sem dúvida, o ponto alto da viagem!
Pode saber mais sobre as curiosas digressões do Benfica na área 26. Benfica Universal, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Furtado, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!