Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Folclore e repasto

"Depois do Festival do Jardim Zoológico, houve repasto e confraternização em honra dos Pescadores do Tejo

O dia 7 de Julho de 1957 amanheceu soalheiro. Era domingo, dia de Festival do Benfica no Jardim Zoológico. Desde cedo milhares de benfiquistas deixaram o 'tentador travesseiro' e rumaram ao Parque das Laranjeiras.
Organizado pelas secções de Moto-Automobilismo e Cicloturismo do Sport Lisboa e Benfica, o quinto festival do Clube no Jardim Zoológico contou com um programa variado, pensado para entreter miúdos e graúdos durante todo o dia.
De manhã houve provas de perícia entre os 'bairros da bicharada'. À tarde, a animação foi em torno do rinque de patinagem. Aí, tiveram lugar o desafio de hóquei em bicicleta - que animou bastante o público 'com o «desequilíbrio» de alguns jogadores que na mira de melhor sticarem a bola se esqueciam que andavam apoiados em duas rodas que não eram as dos patins...' - apresentações de ginástica e de patinagem artística, corridas de automóveis para crianças, provas negativas e 'o habitual «numero» de parelha de palhaços José & Ermilita' - que proporcionou 'momentos de expansiva e contagiante alegria' às centenas de crianças presentes.
A terminar, a actuação do Rancho Folclórico dos Pescadores do Tejo e da 'sua secção infantil composta por oito pares de encantadoras crianças'. Vindos de Benfica do Ribatejo, apresentaram no Zoo 'números do mais puro folclore', todos eles 'calorosamente aplaudidos'. 'A tarde ia já adiantada', 'e foi por entre os mais efusivos aplausos que o Rancho de Benfica do Ribatejo deu a volta de despedida e também de agradecimento pela forma como foram recebidos e aplaudidos'.
À noite, e depois de marcarem ainda presença no '«cantinho» do Benfica, na Feira Popular', os elementos do Rancho foram honrados com um momento de repasto e confraternização, num 'restaurante de feição típica' da capital. A Adega da Tia Matilde foi o local escolhido para o jantar, oferecido pela secção do Moto-Automobilismo, onde tomaram igualmente parte dirigentes do Clube, representantes do Jardim Zoológico e da imprensa. Entre os convidados, Roland Oliveira registou o momento. As fotografias viriam a ser publicadas, dias depois, no jornal O Benfica.
Pode ver esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!