Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MacGyver

"1. Quando olho para o percurso de Rui Vitória no Benfica, há um nome que me vem imediatamente à cabeça: MacGyver. Para aqueles que possam não se recordar dessa série dos já longínquos anos 80/90, MacGyver era o mestre das engenhocas, da capacidade de resolver problemas complexos com soluções simples, com aquilo que tinha à disposição a cada momento, com muita acção e pouco lamento. É isto que Rui Vitória tem feito (e não apenas ao serviço das águias), perante tantos contratempos e obstáculos na época passada e nesta (a lesão de Salvio é apenas mais um).
2. O Benfica de Rui Vitória, com todos os defeitos e virtudes que tem, é uma máquina de competição que sabe claramente a diferença entre jogar bonito e jogar bem, entre jogar à bola e jogar futebol, entre viver e sobreviver, entre dominar e sofrer. Tentar reduzir a qualidade do trabalho do treinador do Benfica à sorte ou à força da psicologia (ou até do mentalismo, quem sabe até da astrologia...) é meio caminho andado para o Benfica continuar a ganhar mais vezes do que os outros.
3. A relação dos clubes portugueses (todos, sem excepção) com os casos de arbitragem é doentia, esquizofrénica e de uma hipocrisia sem limites. A frequência e dimensão das queixas é tanto maior quanto o tempo que um clube está sem ganhar, sem que os seus responsáveis percebam que esse refúgio só os afasta do caminho do sucesso. O Sporting tem sido o exemplo máximo desta realidade, mas Benfica e FC Porto recorrem ao expediente nas horas más.
4. Bruno de Carvalho tem sido um formidável presidente para o Sporting em quase todas as áreas, mas continua a falhar na comunicação e na capacidade de perceber a diferença entre adepto-presidente e o presidente-adepto (o primeiro é, por exemplo, o que manda beijinhos para as bancadas da Luz). Já era tempo."

Gonçalo Guimarães, in A Bola

PS: Em discurso directo para o meu 'vizinho', Gonçalo:
- Não acredito, naquilo que escreveste no ponto 4. Não sei quais as razões que te levam a escrever o adjectivo 'formidável' para descrever Bruno de Carvalho!!! Como 'representante' da nossa terrinha no mundo do jornalismo desportivo, espero que escrevas com convicção... esta coisa de andar a fazer fretes fica mal...!!!

1 comentário:

  1. Podes tb dizer ao teu vizinho que perca a esperança pq o bruninho não vai mudar no pior... Não vai mudar o discurso nem vai mudar o estilo de guerrilha... Acho mesmo que só vai piorar

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!