Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O tom de voz de quem perde

"Bruno de Carvalho está a perder. Falar como se estivesse a ganhar é um risco

Bruno de Carvalho em pose de Estado. Bruno de Carvalho magnânimo e comedido, pedindo até desculpas e jurando que as pedia a sério, ou seja, assumindo genuinamente que a palavra, dita por ele, soa a tudo menos isso.
"Como presidente, estou a saudar todos aqueles que querem viver nesta democracia que é o Sporting e que querem mostrar as suas ideias." Nas últimas semanas, aos sportinguistas que quiseram mostrar as ideias vinha chamando "abutres", "híbridos cobardes", "papagaios" e "parasitas". Ontem, na reacção programada à candidatura presidencial de Pedro Madeira Rodrigues, transmitida em directo pela Sporting TV (!), desapareceu a fera: "Não tenham receio, candidatem-se."
A metamorfose é surpreendente sem surpreender. Surpreende que Bruno tenha sido capaz de reprimir o impulso de responder às críticas que Madeira Rodrigues lhe fizera; não surpreende que tenha intuído os riscos da pose despótica que resultava dos comentários anteriores, em especial quando assumida por um presidente que se esvaziou de argumentos.
Tinha dois: a atitude intimidatória para com os adversários e os créditos de ter posto as contas em ordem. Quase quatro anos depois, os adversários não estão intimidados e o Sporting gasta em salários praticamente o mesmo que Benfica e FC Porto, a oito pontos do primeiro lugar e acumulando pequenas derrotas colaterais, como a do caso Doyen.
Os sportinguistas tenderão, talvez, a querer continuar ferozes, em vez de regressarem ao tempo das tias e dos tios bem-educados e mansos, mas há vencedores e perdedores. E um tom de voz diferente para cada um deles."


PS: Inacreditável como o mito das 'contas em ordem' está a ganhar forma: o Passivo total, actual, do Sporting (clube e grupo) ronda os 850 milhões de euros... Bastava um bocadinho de vontade jornalística, e o mito seria facilmente desmascarado, mas...

3 comentários:

  1. É deixalos ir acreditando no milagre das contas. Quanfo acordarem estão pior que o Benfica da era Vale Azevedo e, agora, já não há bancos para os salvarem... continuem pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando acordarem já os bancos foram obrigados a encontrar um comprador Chines, para recuperar parte do dinheiro enterrado nas VMOCS

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!