Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Os números nunca mentem

"Terminou a fase de grupos das competições europeias de futebol e o balanço português deve considerar-se agridoce.
Por um lado, duas equipas lusitanas acederam aos oitavos de final da Champions, o que coloca a Liga portuguesa muito bem situada, a par de Itália e França, com um representante menos que Inglaterra e Alemanha e com menos dois que a Espanha. Ou seja, só a Liga portuguesa acompanha as Big Five do futebol europeu.
Identificado este lado solar das provas da UEFA na óptica nacional, há que não esconder o lado lunar, frio, escuro e pejado de perigos. Que começa logo pelo facto de não haver portugueses na Liga Europa, um mar onde é normalmente mais acessível pescar pontos que sustentem o ranking da UEFA, onde a posição lusitana é periclitante. Depois, olhando para os números e sem que seja preciso torturá-los, verifica-se que em 72 pontos possíveis na fase de grupos, as equipas nacionais não somaram mais do que 28, o que dá uma percentagem medíocre de 38,8%.
Dito tudo isto, não será possível olhar para o futuro sem a preocupação de quem sabe que a actual situação (esta época está à beira de ser ultrapassado pela Rússia) nos coloca na antecâmara de perder um dos representantes directos na Champions. O quadro emergente remete-nos para uma vaga certa na Liga milionária (campeão) e outra (vice-campeão) na terceira pré. Até hoje, com três crónicos candidatos ao título, havia espaço na Europa rica para todos. O futuro virá mostrar um cenário em que a competição interna será ainda mais feroz."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!