Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Deslocações de luxo

"Depois de cinquenta anos a percorrer o país em transportes públicos, o sonho do autocarro próprio realizou-se.

Nos primeiros cinquenta anos de actividade do Sport Lisboa e Benfica, era a pé, de eléctrico, ou noutros transportes públicos que os jogadores se deslocavam para os desafios fora. Por vezes, consoante o local onde se iria realizar o jogo, era necessário recorrer ao aluguer de veículos ou à boa vontade de alguns sócios que colocavam os seus automóveis particulares à disposição do Clube. Mas, no ano da comemoração das Bodas de Ouro, o sonho concretizou-se: o Benfica adquiriu 'um excelente e moderníssimo autocarro para transporte dos seus atletas'.
Idealizado e mandado construir por Igrejas Caeiro para o grupo cénico itinerante 'Os Companheiros de Alegria', que dirigia, o autocarro foi vendido ao Benfica depois do grupo ter sido 'proibido por Salazar de prosseguir a sua actividade'. Concebido propositadamente para deslocações longas, era 'dotado de todos os requisitos modernos, como ar condicionado, aquecimento, chuveiro, lavabos, cozinha, arrecadação, etc...'.
Já devidamente 'decorado «à Benfica»', realizou a sua primeira viagem no dia da inauguração do Estádio da Luz, a 1 de Dezembro de 1954, transportando os futebolistas do Lar do Jogador para o Estádio. Ao volante, o antigo jogador João Correia - ou 'Cabo de Faca' como era mais conhecido -, que confessou ao Mundo Desportivo: 'Até parece que voltei à equipa!... Isto também é uma maneira de jogar...'.
O autocarro Samua, matricula FB-19-81, serviu o Clube durante aproximadamente 9 anos, até ser substituído por um Scania Vabis em Maio de 1963. Durante esse período, esteve presente em grandes momentos da história do Benfica. Foi ele que, inúmeras vezes, transportou os atletas até à secretaria do Jardim do Regedor, onde, depois de conquistas e digressões, a massa associativa os esperava em festa. E foi da sua janela que José Águas exibiu a Taça dos Clubes Campeões Europeus aos milhares de benfiquistas que, no Aeroporto de Lisboa, foram receber e vitoriar a equipa.
Roland Oliveira fotografou-o à saída do aeroporto, a 14 de Agosto de 1957, após o regresso da comitiva 'encarnada' de uma digressão ao Brasil e à América do Norte. Esta e outras fotografias podem ser vistas na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua Jardim do Regedor em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!