Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Criativo e ambicioso

"Otto Glória, o 'rapagão moreno' de 'bigode algo cinéfilo' que reformulou o futebol português e ainda fez uma 'perninha' no basquetebol

Na manhã do dia 24 de Junho de 1954, 'tinha o sol despontado há pouco no horizonte', aterrou no Aeroporto de Lisboa 'um poderoso avião da «Panair»'. Dele sairia, momentos depois, 'um rapagão moreno, bigode algo cinéfilo e um sorriso simpático nos lábios'. Era Otto Glória.
Natural do Rio de Janeiro, Otto Martins Glória (1917-1986) cedo começou a praticar futebol e basquetebol até que, com apenas 24 anos, decidiu abandonar a carreira de atleta e optar pela de treinador. Como técnico alcançou renome internacional e, aos 37 anos, atravessou o Atlântico para 'concertar' o futebol benfiquista, que se encontrava estagnado há alguns anos, e acabou por influenciar a reformulação em todo o futebol português.
Criativo e ambicioso, trouxe para Portugal algumas ideias até então desconhecidas. Começou por criar o Lar do Jogador, que permitia 'uma cautelosa fiscalização dos hábitos de vida' dos atletas, e redigir um regulamento disciplinar, que previa multas para quem o infringisse. Nesse regularmente, 'entre outras coisas, ficava assente que, a partir daquela altura, os jogadores ficavam proibidos de frequentar boîtes'. Otto Glória foi ainda fundamental na implementação do profissionalismo, que permitia 'um regime de treinos mais apertado' e consequentemente, resultados mais positivos.
Depois de cinco épocas ao comando dos 'encarnados' (1954/55 - 1958/59), treinou o Belenenses, o FC Porto, o Sporting e a Selecção Nacional na fase final do Campeonato do Mundo de 1966, regressando à Luz anos mais tarde (1967/68 - 1969/70).
No entanto, no Benfica, a influência positiva do brasileiro não se ficou pelo futebol. Na época 1955/56, foi convidado a orientar, durante alguns meses, a equipa de basquetebol para trabalhar a finta e outros 'pormenores de técnica individual'. Foi enquanto treinador de basquetebol que Roland Oliveira o fotografou no dia 27 de Março de 1956. No Pavilhão dos Desportos, antes do jogo frente ao Clube Nacional de Natação para o Campeonato Nacional, Otto Glória dava indicações ao 'cinco' encarnado, composto por (da esquerda para a direita) João Pires, Bento Lopes, Vítor Pinto, Sande Freire e Bernardo Leite.
Pode ver estas e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!