Últimas indefectivações

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Jesus, Palhinha e o que está por dizer...

"Se Palhinha levou o guião errado, que lho deu? Era bom que Jorge Jesus voltasse a este tema para deixar tudo em pratos limpos...

Jorge Jesus tem muitos anos de futebol, foi jogador antes de ser treinador e conhece por dentro e por fora a dinâmica dos grupos e o código da cabina. Sabe, por isso, que fica mal a qualquer técnico encontrar bodes expiatórios entre os seus pupilos para insucessos que são sempre de todos, nada vale mais do que o colectivo, é a equipa que ganha e é a equipa que perde, ou então, se é cada um por si, o desfecho acabará sempre por ser negativo. Vem este introito a propósito do que o treinador do Sporting disse, no fim do clássico do Dragão, sobre João Palhinha, o jovem que estava emprestado ao Belenenses, regressou à casa mãe e logo nas primeiras impressões teve de de substituir William Carvalho no onze inicial clássico do Dragão.
Disse Jesus, depois do jogo, a propósito de João Palhinha:
«Não levou o guião certo para se enquadrar com o que estava a acontecer no jogo, andou perdido na primeira meia hora. Isso foi fatal para nós em termos tácticos.» À primeira vista trata-se de uma crítica cruel do treinador ao jogador, a quem são imputadas responsabilidade directas no descalabro leonino. Pela gravidade do que que foi dito, seria interessante que Jorge Jesus viesse a público (porque as declarações que fez foram públicas...) clarificar o sentido do que afirmou. Porque, em limite, quem dá o guião ao artista é o realizador, neste caso o treinador; e, nesse caso, o facto de Palhinha não ter o guião certo seria culpa do próprio Jesus. Ou então o que Jorge Jesus quis mesmo dizer foi aquilo que pareceu, ou seja, que a culpa da derrota foi de João Palhinha. De uma forma ou de outra, creio justificar-se uma clarificação por parte do técnico do Sporting. Até porque Jesus tem sido, ao longo da carreira, muitas vezes acusado de narcisismo e egocentrismo, colocando-se no centro das atenções, acima dos jogadores que dirige. São conhecidas algumas tiradas do treinador verde-e-branco, que tiveram, até, na época passada, o condão de unir a cabina do Benfica, a propósito do que os encarnados não seriam capazes de fazer depois da partida do «cérebro»; ou já na versão do técnico do Sporting, o facto da «qualidade do treino» fazer a diferença num plantel que não seria o melhor. Mas, voltando a Palhinha, Jesus deve dissipar dúvidas: O que disse foi mesmo um ataque ao jogador, ou o reconhecimento de ter ele próprio falhado na preparação do clássico?

Ás
Leonardo Jardim
Ao fim de 23 rondas da Ligue 1 o Mónaco é líder isolado e tem sido alvo dos maiores elogios, especialmente pela extraordinária capacidade realizadora que tem demonstrado. Na última jornada,  uma vitória clara, 3-0, sobre o Nice foi suficiente para tirar dúvidas sobre quem é o mais forte no hexágono. Leonardo Jardim soma e segue!
(...)

ÁS
Jonas
Depois da temporada, viram-se sinais de bonança na Luz. O triunfo sobre o Nacional da Madeira foi claro, devolveu o Benfica ao topo do campeonato, deixando o Sporting a dez pontos, e para ele muito contribuiu Jonas com dois golos, o segundo de excelente recorte técnico. É, de facto, um futebolista de excelência.

Marco Silva já ganhou a Klopp e Mourinho
«Se eu acreditei na permanência logo que cheguei, porque razão não haveria de acreditar agora?»
O treinador português do Hull City tem uma tarefa árdua pela frente, manter o clube do nordeste de Inglaterra na Premier League não vai ser simples. Mas, para já, conseguiu ganhar o respeito dos seus pares. Em três jogos com o United de Mourinho, uma derrota, um empate e uma vitória. E no confronto de Sábado passado com o Liverpool e Klopp, um triunfo claro. Grande Marco.

Premier League
Em Inglaterra joga-se o melhor campeonato do Mundo. A distribuição nacional de riqueza permite, hoje em dia, que as vinte equipas em prova se apresentam com argumentos válidos, tornando os jogos emocionantes e de prognóstico sempre reservado. E até aconteceu que um clube pode ser campeão num ano e na época seguinte viver com a corda na garganta, asfixiado pelo espectro da relegação. É o que se passa com o Leicester, que à 24.ª jornada está apenas um ponto acima da linha de água. E Kasper Schmeichel já disse: «Chegou o momento de todos nos chegarmos à frente, caso contrário descemos de Divisão».

França muito perto da glória em Twickenham
Começou o Torneio das Seis Nações de 2017 e o espectáculo não faltou. Gales, sem surpresa, foi ganhar ao Olímpico de Roma à Itália; em Murrayfield a Escócia foi mais forte que a Irlanda e em Twickenham a Inglaterra suou as estopinhas para levar de vencida a França, somando a 15.ª vitória consecutiva. Big Show Rugby!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!