Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de março de 2017

A nova ordem da arbitragem

"Muito se tem falado de árbitros ao longo desta época. É, arriscaria, o tema preferido cá do burgo, preferível (e que jeito dá a alguns...) a falar de futebol a sério, de tácticas, das opções dos treinadores, do porquê de apostar em dois trincos ou num ponta de lança estático quando um mais móvel seria, de certeza, a melhor opção para aquele jogo. Isso não interessa nada. Importante é alimentar a velha discussão em torno dos árbitros, sempre vilões - e não é de agora - e responsáveis máximos pelas frustrações de todos.
No olho do furacão tem estado o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, agora liderado por José Fontelas Gomes. Entre reuniões particulares e gerais com os clubes, o presidente dos árbitros lá se tem desdobrado para mostrar que sim, os árbitros erram, mas não há qualquer polvo por trás dos erros. Não é fácil, porque há por cá mentalidades demasiado tacanhas e quem faça da invenção de intenções ocultas (por estupidez ou por interesse) modo de vida.
Mas, embora poucos tenham dado por isso, José Fontelas Gomes deu há uma semana um sinal do que as coisas estão diferentes. Como? Vejam-se as nomeações para a 24.ª jornada da Liga: no FC Porto-Nacional esteve Bruno Paixão, pouco querido no Dragão; no Feirense-Benfica, Artur Soares Dias, um dos árbitros que há uns meses, na Maia, foi apertado por elementos identificados com a claque do FC Porto; no V. Guimarães-Sporting esteve Jorge Sousa, ainda hoje apontado pelos leões como responsável máximo pelo afastamento da luta do título por conta da arbitragem do derby. O que mostrou o Conselho de Arbitragem com estas escolhas? Pelo menos que não se deixa condicionar. E esse é o sinal mais claro que José Fontelas Gomes pode enviar a quem ainda pensa viver noutros tempos."

Ricardo Quaresma, in A Bola

PS: Extraordinárias as conclusões sobre as nomeações da 24.ª jornada!!! Nomear Bruno Paixão, para um jogo em casa dos Corruptos, contra o último classificado, é considerado um acto de independência!!! E se nomeassem Bruno Paixão (ou Manuel Mota, ou Jorge Ferreira...) para um jogo complicado fora de casa?!!! Será que existe coragem... Ou nos jogos fora de casa dos Corruptos, só podem ser nomeados árbitros da AF Porto ou outros amigos íntimos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!