Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de março de 2017

Valeu-nos Espírito Santo!

"Em dia de dérbi, foi Guilherme Espírito Santo que guardou, com segurança a baliza do Benfica.

A 19 de Janeiro de 1941, o dérbi entre os eternos rivais da capital assinalava a 4.ª jornada do Campeonato Nacional de 1940/41. 'O Benfica perdeu o seu guarda-redes Martins quando havia meia hora de jogo e (...) a sua equipa dominava a do Sporting e ganhava por um «goal»'. Na sequência de um choque com Mourão, avançado do Sporting, o guarda-redes do Benfica caiu sem sentidos. Após algum tempo sem que tivesse recuperado a consciência, o guardião 'encarnado' foi retirado do campo e encaminhado para o hospital.
Amplamente reconhecido pelo seu ecletismo, foi o avançado Guilherme Espírito Santo que assumiu a baliza benfiquista durante o restante tempo da partida. O Benfica não se deixou abalar pelo sucedido e dois minutos depois da saída de Martins marcava o seu segundo golo. Alguns minutos depois, e aproveitando a inferioridade do adversário, o Sporting reduzia a vantagem dos 'encarnados' para 2-1.
Na segunda parte do encontro o ritmo de jogo quebrou-se. O Benfica fez um jogo mais defensivo que lhe permitisse manter a vitória face à inexperiência do seu guarda-redes. 'Durante largo período os «leões» procuraram, com os seus avanços, alterar o resultado. E viu-se certa altura Espírito Santo defender, com apreciável estilo, um remate de Ferreira, e depois desviar para fora, com valentia, e por vezes para «corner» ouros remates de dianteiros do Sporting'. O 2-1 a favor do Benfica registado ao intervalo manteve-se até ao final da partida.
Na imprensa da época, as críticas à actuação de Espírito Santo foram muito positivas: 'O próprio Espírito Santo, que durante uma hora teve de defender a baliza, desempenhou-se do lugar com grande segurança e sem precipitações'.
Espírito Santo actuou 'de águia ao peito' durante 14 épocas, entre 1936 e 1950, conquistou quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e um Campeonato de Lisboa. Galardoado com a Águia de Prata em 1938 e a Águia de Ouro em 2000, recebeu em 2012 o Anel de Platina pelos 75 anos de associado.
O 'Pérola Negra' está representado em várias áreas do Museu do Benfica - Cosme Damião. Na área 20 - Águias Mores podemos ver as suas botas e na área 23 - Inesquecíveis podemos saber mais sobre este mito."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!