Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de abril de 2017

Verão 'à Benfica'

"Em 1957, na Feira Popular, o Benfica apresentou a sui generis modalidades em que o hóquei é praticado sobre rodas... mas não patins.

Durante o verão de 1957, houve programação especial na Feira Popular o recinto foi palco de diversos festivais com a cunho do Sport Lisboa e Benfica. Com organização a cargo da Comissão Central, tinham o intuito de brindar os benfiquistas com agradáveis momentos recreativos a angariar verbas para os 'cofres da (...) campanha do Novo Parque de Jogos'.
Ao contrário dos anos anteriores, em que ocupou um pavilhão, nesse ano o Benfica obteve a concessão do rinque de patinagem, 'um excelente recinto desportivo, com instalações muito boas e dispondo de uma bancada coberta e esplanada anexa, com serviço de restaurante e bar'. Decorado pelo arquitecto João Simões, o espaço disponibilizava ainda 'futebol de mês' e 'jogos eléctricos americanos (do mais moderno que ainda chegou ao nosso País)'.
Na Feira, o recinto do clube 'encarnado' foi 'dos mais concorridos'. A patinagem era o entretenimento permanente, mas não se destinava apenas a 'patinadores de verdade', também os 'simples curiosos com aspirações' aí podiam experimentar a modalidade. Mas havia mais. Muitas das noites a patinagem era 'interrompida para a exibição de espectáculos classificados'. Aí, o recinto era vedado e havia 'cobrança de magros escudos, em troca da comodidade e do regalo' que as exibições ofereciam. 'Raramente (...) os vislumbra um lugar vago'!
Futebol de cinco, hóquei em patins, pugilismo e andebol foram alguns dos números apresentados. Mas houve um... que alcançou particular êxito. Na noite de 4 de Setembro, a secção de cicloturismo do Clube, organizou 'dos momentos mais curiosos dos festivais' hóquei em bicicleta. Com a colaboração do SC Rio Seco, do Campo de Ourique e do Atlético CP, o Benfica brindou o público com dois jogos dessa modalidade sui generis que reunia já muitos adeptos.
Na fotografia, Roland Oliveira captou um momento do jogo em que a equipa das 'águias' venceu o Atlético Clube de Portugal por 7-3. A mesma equipa conquistaria, três semanas depois, a Taça Iniciação frente ao Clube Atlético de Campo de Ourique.
Pode ver estas e outras fotografias na Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!