Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Esconde a rosa dentro do coldre

"O título da coluna até pode ser meio estranho mas não é mais do que uma parte do refrão de uma das últimas músicas do magistral Miguel Araújo.
Axl Rose é o nome da canção que, no fundo, rememoria algumas das figuras, dos pensamentos, das desilusões e dos desenganos de adolescência da minha geração, quando todos andávamos com as rosas escondidas dentro do coldre, mas caiu um bocadinho na realidade quando viu um dos seus deuses, precisamente Axl Rose, estatelado no palco montado no Estádio José Alvalade em 1992.
Fazendo a transposição para o estado actual do futebol português, as rosas há muito que não saem dos coldres. As armas são as palavras em forma de acusações, insultos e incentivos ao ódio de quem não professa a fé do acusador e são cada vez mais os clubes que pagam, encapotadamente, a páginas com títulos pomposos mas de autores anónimos para passarem mensagens que têm vergonha de assumir em termos oficiais.
O futebol jogado dentro das quatro linhas, esse, vai sobrevivendo dentro das possibilidades de um país com nativos com especial apetência técnica - numa boa fatia - para a prática da modalidade.
Os da minha geração, com maior ou menor dificuldade, também sobreviveram à adolescência e até adultos voltámos a ouvir o Angel Dust dos Faith No More, também citado por Miguel Araújo.
As rosas terão saído definitivamente do coldre quando Kurt Cobain fez o que fez. O desejo é que no caso do futebol não seja preciso tanto dramatismo para se desanuviar o clima."

Hugo Forte, in A Bola

1 comentário:

  1. Onde estão os "...Filhos da P.ta..." dos NOMES dos que provocam este estado de coisas ?...coisas essas descritas de maneira amedrontada , (como sempre...) , desta vez por este hugo...fraco ??? Será que TODAS as Universidades Portuguesas onde se ensina o JORNALISMO , só lecionam Cursos..."à la miguel relvas..." ??? Esta gente que se diz jornalista , algum dia ouviu falar de... presentação de factos e de jornalismo de investigação ?...para de uma vez por todas se deixarem de rodeios e acabarem com o medo dos Processos em Tribunal e de levarem na Tromba ? É lançar os nomes dos prevaricadores...(invariávelmente os mesmos desde há três décadas, que contam agora com o concurso de um "dandy", teso , mas aparentemente com boa imprensa...)!!! Os nomes de , Albert Londres e de Jósef Pulitzer, para não citar outros tantos, dir-lhes-á qualquer coisa , a estes jornalistas ? Ao escrever artigos para jornais , ou honestamente se enverga o "maillot" de quem está na origem dos factos, ou então, não sendo o caso, publique-se o que se sabe...mas com dados . BASTA de "sous-entendus" e de..."eles sabem do que eu estou a falar"...! Quando é que se envergonham do que escrevem , tomando os...cada vez menos...leitores , por idiotas iletrados ? Sabiam que era assim que a PIDE considerava os Portugueses ???

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!