Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de julho de 2017

Percalço a dobrar

"Nem só de recepções e jogos se constitui uma digressão. Na décima ida do SLB ao Brasil houve um atraso e uma... vacina.

No Verão de 1976, a equipa de futebol do Benfica viajou até ao Brasil para realizar dois desafios particulares. Um pequeno percalço à saída de Lisboa e um outro à chegada ao Rio de Janeiro iam colocando em risco a digressão.
A viagem de ida ocorreu na madrugada de dia 10 de Agosto. O primeiro contratempo também! Barros atrasou-se a chegar ao aeroporto e 'por um tris (sic) não perdeu o avião'. 'A sua ausência chegou a inquietar seriamente, com o receio de algum acidente'. Mas não, 'tinha perdido o carro - isto é, foi-lhe roubado'.
'Por fim todos embarcaram na aeronave da Varig'. A comitiva 'encarnada' estava completa! Entre jogadores, dirigentes, médico, massagista, treinador e técnico-adjunto, vinte e duas pessoas levantaram voo.
Aterraram no Rio de Janeiro às 6 horas e 40 minutos e, apesar da hora matutina, a recepção foi 'carinhosa. De muitos abraços e muitas palavras. (...) Tudo bem sentido, bem verdadeiro, bem de dentro do peito'.
Pouco depois, novo contratempo: Toni, Shéu, Pietra e José Luís foram barradas no aeroporto pois, 'contra tudo o que seria para aguardar, não se apresentaram munidos dos seus certificados de vacina contra a varíola'. Irrredutíveis, os funcionários alfandegários exigiram que os jogadores fossem vacinados. Já no poste médico, foi-lhes ordenado que arregaçassem as mangas. 'Nenhum deles, porém, se mostrava disposto a fazê-lo'. Intervieram os dirigentes do Benfica, da Associação Atlética Portuguesa - com quem seria o primeiro jogo -, membros da imprensa... O tempo foi passando e, depois de muito se negociar, 'conseguiu-se que apenas um dos quatro se submetesse à operação da vacinação'. A escolha recaiu sobre a mais recente contratação 'encarnada', Pietra, que, ao ver os colegas serem libertados, questionou: 'E eu? E eu? Não digam que... (...) Mas eu já fui vacinado. E se esse negócio me provoca uma reacção tal que eu não possa jogar? Logo eu!... Já é azar!...'
Imbróglio resolvido, a comitiva seguiu para o hotel. Dias depois, a 15 de Agosto, sem efeitos secundários da vacina, Pietra estreou-se de 'águia ao peito' no Recife, frente ao Santa Cruz.
O futebol do Sport Lisboa e Benfica já visitou dezenas de países. No Museu Benfica - Cosme Damião, a área 26 - Benfica Universal é-lhes dedicada."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!