Últimas indefectivações

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Eliseu: escrever torto por linhas direitas

"Eliseu deveria ter sido punido pela entrada violenta sobre Diogo Viana, mas a decisão do Conselho de Disciplina (CD) em mandar arquivar o auto tem de se aceitar como justa. Porque o que estava em causa não era apenas o famigerado lance ocorrido no Estádio da Luz.
O que estava em causa era toda a base do, chame-se assim, direito do futebol. Em campo, e com todas as falhas e erros, a decisão do árbitro é soberana. Se um lance é visto e analisado dentro de campo, mesmo que mal, não pode vir depois um órgão disciplinar fazer de justiceiro. Porque se o faz hoje numa expulsão, terá de começar a fazê-lo depois em penáltis, pontapés de canto ou foras-de-jogo. Neste caso em concreto, não se pode dizer que tenha sido um lance não avaliado pela equipa de arbitragem, como aconteceu como o soco de Samaris em Diego Ivo.
Aliás, mesmo antes de haver uma decisão sobre este caso, levantou-se um pouco o véu do que esperava aos órgãos disciplinares para o resto da época: queixas e mais queixas, por faltas duríssimas, duras ou assim-assim. O CD tornar-se-ia, para usar uma expressão de José Manuel Meirim, num novo vídeo-árbitro, a juntar aos VAR já em vigor.
Não castigar Eliseu por aquela falta grosseira é uma injustiça, mas a justiça não se podia fazer por linhas tortas. O que tivemos neste caso foi um lance mal julgado, quer pelo árbitro quer (sobretudo) pelo vídeo-árbitro, como há tantos em tantos os jogos. A única justiça possível é penalizar os responsáveis pela injustiça: árbitro e vídeo-árbitro."


PS: Ok, se o lance do Eliseu foi analisado pelo árbitro e pelo VAR e assim não deve ser revisto pelo CD; então se o lance do Samaris não foi visto pela equipa de arbitragem, e por isso o Samaris foi castigado; então o lance do Brahimi, pelo menos não foi 'visto' pelo árbitro!!! Portanto, seria lógico perguntar se o VAR viu o lance do Brahimi... certo?!
E já agora, também seria interessante perguntar porque é que o CD só actua perante 'queixas', e não actua independentemente das 'queixas'?!!!
E por último, o actual Presidente do CD, prometeu, 'castigar' os Clubes que promovessem litigância por má fé... será que as 'queixas' dos Lagartos, perseguindo os jogadores do Benfica, não 'encaixam' nesse perfil?!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!