Últimas indefectivações

sábado, 30 de setembro de 2017

Assim é impossível

"A exibição com o Basileia foi muito fraca. E por não ser a primeira vez esta época faz soar o alarme de quem ainda sonha ganhar títulos.

Achar normal ou ficar conformado com o que vimos o Benfica fazer na Suíça não é uma atitude aceitável. Na Suíça só os adeptos, num apoio muito para lá do exigível, estiveram à altura da dimensão do Benfica. Foi muito fraca a exibição, e por não ser a primeira vez esta época faz soar o alerta de quem ainda sonha ganhar coisas. A jogar assim será impossível conquistar títulos, ou sequer lutar por eles. Uma época precisa de consistência, e não podemos estar bem contra o Paços e estar péssimos quatro dias volvidos. Dizer que saíram alguns valores da defesa encarnada no defeso (Ederson, Lindelof, Nélson Semedo) é reduzir e simplificar um problema maior. Não são os defesas que defendem mal, é todo o Benfica que tem tido pouca qualidade defensiva. Sofremos reiteradamente golos caricatos, e teremos que enfrentar a realidade sem negar.
Queremos um Benfica mais competente, a começar pelo difícil jogo de domingo na Madeira.
Nos Barreiros exigimos um Benfica determinado, com uma vontade de superação, onde as dificuldades sejam apenas desafios a vencer. Um Benfica capaz de mostrar aos benfiquistas que há outro caminho, outro rumo e outra perspectiva de futuro ainda este ano. A forma como vemos outros adeptos festejar a nossa derrota é também um excelente sinal, mostra como somos grandes, e como são pequenos os seus clubes, mostra no fundo o estado de espírito de adeptos de clubes que ganharam menos que o Moreirense no passado recente. É natural na rivalidade desportiva. Esse é o lado bom da coisa e a alegria deles e o seu significado são talvez a nossa maior conquista.
Neste domingo eleitoral, temos que eleger um Benfica candidato ao título na Madeira, depois haverá uma paragem prolongada, e o futebol apenas volta dia 15 de Outubro em Olhão e para a Taça de Portugal. Perder pontos na Madeira complica a contabilidade de forma assinalável, porque teremos um campeonato com relativamente poucos pontos perdidos, e porque a distância avoluma-se para os rivais. Um Porto muito equilibrado e um Sporting com várias soluções de qualidade serão sempre candidatos. Como me dizia um colega, ontem, à saída do tribunal: «Este ano se vocês ganham, ainda nos vai custar mais, e vão ser ridicularizadas as nossas festinhas intercalares». Não sei o que irá acontecer, mas gostava que o receio deste adepto rival (e amigo) se concretizasse.
Rui Vitória, depende de nós e começa domingo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!