Últimas indefectivações

sábado, 2 de setembro de 2017

Pós-verdade


"Diz-se vivermos na era da pós-verdade, em que os factos são distorcidos apelando-se a crenças pessoais e emoções para condicionar a opinião pública. Discordo porque a referência à pós-verdade nestes termos dá a ideia de se tratar de uma novidade, quando não o é. Aliás, Nietzsche já defendia a inexistência de factos, subsistindo antes as versões.
Há, porém, duas diferenças do nosso tempo em relação a todos os outros: o acesso generalizado à 'informação' e a velocidade da sua propagação. Torna-se, portanto, fundamental que a pós-verdade seja denunciada e que os seus instigadores sejam combatidos tão célere quanto eficazmente.
Pode-se combater a pós-verdades, criando confusão. Mas casos há em que a base de sustentação da pós-verdade é tão frágil, que os factos, se bem comunicados, serão suficientes para a desmontarem. Dou dois exemplos: O 'caso Calabote' e o 'clube do regime'. Se o primeiro se desmonta recordando que o FCP foi campeão nessa temporada e divulgando crónicas de jornais da época, declarações de intervenientes e o processo que levou à irradiação do árbitro - por ter mentido no relatório e não pela sua actuação - já o segundo bastará evocar que o SLB, ao contrário dos outros 'grandes', nunca deixou de ter eleições livres e democráticas durante a ditadura e teve, entre as principais figuras do clube, inúmeros declarados oposicionistas.
No entanto, o segundo exemplo é de tal forma grave, que o SLB não deverá, do meu ponto de vista, limitar-se a desmentir quem usa e abusa dessa acusação vil e infundada, devendo também colocar processos por difamação a quem a promove e a quem, quais meras caixas-de-ressonância, a difunde na esfera pública."


João Tomaz, in O Benfica

1 comentário:

  1. Calabote: O FCP chegou à vantagem por golos, goleando, inexplicavelmente, o Beleneneses. O Benfica teve um jogo repetido, a meio da semana, antes do jogo decisivo. O FCP ganhou o título, por um golo, quando o adversário estava reduzido a nove. São apenas alguns dos factos que demonstram que tudo foi feito para tirar o título ao Benfica, fosse quem fosse o outro vencedor. Clube do regime: a mais odiosa das mentiras. Basta informar aos ignorantes que, durante a Dictadura, em eleições livres, o Benfica chegou a ser presidido por um COMUNISTA.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!