Últimas indefectivações

sábado, 9 de setembro de 2017

Primeira jornada de mercado fechado

"Algo está a mudar. Até o presidente da UEFA começa a fazer pressão.

A jornada deste fim de semana, que já ontem começou com os jogos Feirense- -Sporting e Benfica-Portimonense, marca o arranque da época futebolística com o mercado fechado. Em Portugal e nas Ligas europeias. É com estes plantéis que os treinadores vão para a guerra. Para o bem e para o mal. A falta de sincronia entre o começo dos campeonatos e o encerramento do período de inscrição de jogadores é um tema recorrente na agenda futeboleira. De ano para ano se tem notado a subida de tom do coro dos que defendem o fim do actual ‘status’. É como uma bolinha de neve que ganha volume. Em Inglaterra (a nação dos pais do futebol) já arrepiou caminho e no próximo ano o mercado fecha antes de se realizar a primeira jornada, no que respeita a compras.
Nesta semana, o próprio presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, conferiu mais solenidade (e importância) ao assunto, quando disse que não é positivo para o futebol ver jogadores a começar um determinado campeonato com o mercado por fechar. "É uma longa incerteza que se instala." Em suma, algo está a mudar. Os treinadores aplaudem. Imagine-se o que é trabalhar uma pré-época em função das características de determinados jogadores e depois, após duas ou três jornadas, vê-los partir. O mecanismo do mercado, com as trocas de jogadores, entradas e saídas e todo o entusiasmo que isso gera, é um dos grandes aliciantes do futebol. Mas cada coisa a seu tempo. Assim parece que se começa a comer antes do almoço estar pronto.

O bom exemplo de Casillas
O ingresso de Casillas no FC Porto, em 2015, foi um ‘upgrade’ para a Liga portuguesa. Que passou a contar nas suas fileiras com um dos mais prestigiados futebolistas do Mundo. Iker procura amanhã manter a baliza limpa, à quinta jornada. Um feito. A qualidade não prescreve.

Um caso de estudo
O que aconteceu neste defeso no FC Porto, no que ao mercado diz respeito, é algo que pode vir a tornar-se um caso de estudo, se a época correr bem aos dragões. Não vieram reforços. Mas alguns jogadores, como Danilo, foram considerados intransferíveis. O que vale mais que reforços.

Tomada de pulso
O Sp. Braga foi um dos clubes que mais mexeram no plantel após o início do campeonato. Assente a poeira, Setúbal será, neste fim de semana, um bom teste à renovada equipa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!