Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Razão e inteligência

"Acredito que a audição parlamentar a concretizar brevemente permitirá desenvolver algumas inquietações que o artigo aborda

1. O Doutor Fernando Gomes foi designado esta semana para a Comissão Executiva da FIFA. Foi uma designação justa e merecida. Mostra o seu reconhecimento pelo futebol mundial e evidencia que a experiência adquirida no futebol português e no futebol e no futebol europeu - como vice-presidente da UEFA - determina que a sua voz seja escutada por uma das principais organizações não governamentais do actual sistema mundial. Voz e diria eu conselhos. E estou convicto, bem convicto, que o Doutor Fernando Gomes, com a sua personalidade e sua perseverança, a sua vivência e o seu conhecimento, não deixará de contribuir para o acrescido bem do futebol contemporâneo. Se fosse político seria, na designação de alguns, um paraquedista. Como é um homem culto e livre é uma designação que todos saúdam, mesmo que alguns o façam com a hipocrisia que caracteriza certas vozes deste tempo, algumas delas dando a cara e outras usando, por cobardia ou estratégia, perfis falsos. Mas na passada sexta-feira todos lemos um interessante artigo do Doutor Fernando Gomes acerca do complexo e conturbado momento actual do futebol português. O título é tão sugestivo quando actual: «É tempo de responder aos sinais de alarme»! Acredito que alguns que saudaram o artigo - e tantos foram! - já hoje se esqueceram dele e das razões profundas que o motivaram e determinaram. Já os textos judaicos nos ensinam que «a arte de agradar muitas vezes encobre a arte de enganar»! Acredito também que a audição parlamentar a concretizar brevemente permitirá desenvolver algumas das inquietações que o artigo aborda e interpela. Mas permitam-me que assuma que só a intervenção da justiça, desportiva e pública, nos seus elementos de investigação ou nos seus meios efectivamente sancionatórios, permitirá ultrapassar os concretos elementos dos abordados «sinais de alarme». Só uma igualdade de situações condicionará atitudes e determinará, em razão de mútuos receios, silêncios esperados e outros necessariamente inesperados. Como nos legou Denis Diderot «uma única demonstração impressiona-me mais do que cinquenta factos»! É o que que fica, o que fica mesmo, é a pedrada do Doutor Fernando Gomes. No mais permitam-me que, a este respeito, mesmo que de forma indirecta, chame a atenção para uma interessante reflexão que o ilustre Doutor José Eugénio Dias Ferreira produziu, com a sagacidade a que nos habituou, esta semana na Sporting TV. Vale a pena escutar e ver!

2. O Benfica, em rigor a Benfica SAD, apresentou esta semana, os resultados das suas contas e eles evidenciam ma relevante facturação - 285 milhões de euros - e o maior resultado líquido da sua história, 44,5 milhões de euros. É, na verdade, uma tetra conquista em termos económico e financeiros. O que implica, diria que determina, que o êxito desportivo seja muito importante para este trajecto que o leva, e muito bem, o Doutor Domingos Soares de Oliveira, - que vivamente cumprimento - a proclamar que «sabemos o que estamos a fazer»! Sabemos todos desde a Grécia antiga que «o êxito depende do esforço». Mas neste negócio do futebol também depende dos golos e das vitórias. Sabendo todos que a vitória é o objectivo central da equipa liderada por Rui Vitória!

3. (...)

4. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!