Últimas indefectivações

sábado, 2 de setembro de 2017

Vamos brincar aos ricos e no futebol

"E se um dos homens mais ricos do mundo decidisse brincar ao futebol e tudo perverter? E se fosse você, mesmo, o mais rico, e entrasse neste jogo?

Segundo a Forbes, o homem mais rico do mundo continua a ser Bill Gates, o senhor Microsoft. Não consta do seu curioso currículo especial admiração pelo futebol, ou seja, o soccer na versão americana do jogo do chuto, que vai semeando paixões pelo mundo. Estão, aliás, três americanos nos primeiros lugares dos mundialmente mais ricos e já houve, também, quem se desse ao trabalho de fazer umas contas para produzir a assustadora afirmação de que os oito homens mais ricos do mundo têm mais dinheiro do que metade da população mais pobre do planeta Terra.
Acontece que o quarto homem mais rico do mundo é o primeiro europeu da lista. Por sinal, espanhol. O senhor, que já ultrapassou os oitenta anos, nasceu na Província de León e é dono das nossas conhecidas Zara, Massimo Dutti, Pull and Bear e outras marcas que se estendem por mais de 5000 lojas terráqueas. Chama-se Amândio Ortega e não sei bem quem lhe contou as notas e as moedas do cofre, mas chegaram a este número, calculo que invejável: 1,4 mil milhões de dólares de fortuna pessoal. Ou seja: não estamos a falar propriamente de património que, esse, anda pelos 70 mil milhões de dólares, falamos, apenas, da parte personalizada da sua fortuna.
Pois, sendo espanhol, Ortega tem natural inclinação pelo jogo da bola e, pelos vistos, gosta em especial do Deportivo da Corunha, sendo que a mesma revista Forbes anunciou recentemente que o multimilionário espanhol era o verdadeiro dono do clube.
Podemos então partir desta realidade para uma ficção plausível. Ortega decidia reformar-se definitivamente dos negócios das roupinhas e apostava em passar os últimos anos da sua vida  a brincar com o futebol do mundo, fazendo o Deportivo, para não dizermos do clube da sua aldeia natal, o Busdongo de Arbas, o maior clube do mundo. Em Janeiro de 2018 não se limitaria a pagar essa quantia pequenina de 400 milhões de euros que foram necessários para o PSG ter Neymar e Mbappé, mas chegava aos mil milhões, driblando sem piedade o fair play da UEFA.
Na sua sala oval da Galiza, rodeado de especialistas na matéria, decidia acabar de vez com a alternância do poder desportivo Real Madrid e do Barcelona, pagando as cláusulas de rescisão de todos os seus melhores jogadores, na véspera do fecho do mercado.
Podia, em alternativa, achar engraçado, deixar Neymar e Mbappé no PSG, mas tirar ao clube parisiense todos os seus outros jogadores. Que jogassem apenas com as duas estrelas contra a iluminação da Torre Eyffel. E se o homem quisesse vir fazer uma gracinha em Portugal? Talvez tivesse dificuldade em comprar a SAD do Belenenses ao Rui Pedro Soares, mas podia, de um só golpe arrasar o Benfica, o Sporting e o FC Porto deixando-lhes lá em casa, pelo mais cruel dos castigos, apenas os seus directores de comunicação para falarem, entre eles, em como se pode corromper o mundo com prendas de 150 euros e outros assuntos fundamentais ao futebol.
Claro que melhor do que conceber esta teia improvável de tragédias futebolísticas para mero gozo de um multimilionário seria, mesmo, eu ganhar sozinho e por mil vezes o euromilhões e ser eu a jogar com o mercado do futebol em Portugal e no mundo.
Ora, pensadas as coisas nesta perspectiva surreal e na convicção de que se trata apenas de um jogo, terminamos com um desafio a cada leitor. Pense que é você mesmo que tem os 86 mil milhões do Bill Gates e que resolve ir brincar ao futebol. Como e até onde o iria perverter? Até ao limite da demonstração de que este caminho, sem regulação, que tem vindo a ser seguido está definitivamente errado?
(...)"

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Eu tenho um desafio para o Director d'A Bola: e se o jornal A Bola, em vez de ir à Galiza perguntar ao senhor Ortega o que ele vai fazer com o seu dinheiro... fosse a Cascais (é mais perto...), perguntar a um individuo que por acaso é arguido em Portugal, na Suíça e noutros locais paradisíacos... se o seu investimento, meio às escondidas no Sporting, está ou não, a perverter a competição em Portugal?!!!
É que no caso do senhor Ortega sabe-se de onde veio o dinheiro, e dos senhores de Cascais sabe-se que são os Portugueses que andam a pagar o calote que eles deixaram para trás...!!!

1 comentário:

  1. Até parece que o gasto de milhões no futebol é de agora... sempre a dizerem que vai acabar com o futebol e a história repete-se.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!