Últimas indefectivações

domingo, 14 de maio de 2017

Sinais da bola

"Dança e amor
Cervi abriu o caminho da vitória do Benfica e dançou nos instantes antes de ser abraçado pelos companheiros. Houve festa no estádio, entre os jogadores e o argentino não se esqueceu de dedicar o golo à namorada Melisa, que o acompanha em Lisboa.

A culpa é tua!
Vitória pediu para Ederson marcar depressa o pontapé de baliza, aproveitando desatenção dos vimaranenses. O brasileiro, com pontapé longo, isolou Jiménez, que fez o segundo golo, Lindelof, Fejsa e Pizzi correram para festejar com o guarda-redes.

Agora, cuidado
tinha falhado duas vezes na cara na cara de Douglas, mas à terceira foi de vez. «Deus no céu e Jonas no campo», lia-se num cartaz. O avançado assinou o quarto golo e festejou que nem um louco. Tirou a camisola e viu amarelo. Vitória disse-lhe: «Cuidado agora». 1, 2, 3, respira. Calma.

«Dá-me o 37»
77 minutos de jogo e o público com  a certeza absoluta de que a vitória e, sobretudo, o inédito tetracampeonato não fugia. «Benfica, dá-me o 37», pediram os benfiquistas nas bancadas, já a pensar na próxima temporada.

Vitória não salta
«E salta, Vitória, e salta Vitória», pediu o público com 10 minutos para acabar. Mas o treinador do Benfica respondeu que não e apontou para o banco do V. Guimarães. Respeito de Rui Vitória pela antiga equipa, na qual trabalhou quatro épocas. Muito bem."

Nuno Paralvas, in A Bola

Noite de campeão fantástico Benfica

"O Benfica é tetracampeão. Um título histórico para quem mais títulos de campeão tem no futebol nacional.
Não há qualquer razão em questionar, seja quando e como for, um título de campeão. Nenhum. Quem vence um campeonato com 34 jornadas e tem dezassete concorrentes não pode, nunca, seja quem for, ter em causa o mérito de um título.
Mas se, por acaso, dúvidas houvesse no mérito e na qualidade do campeão, nada como esta fantástica exibição do Benfica para o provar.
Houve momentos do campeonato em que o Sporting foi melhor equipa. Outros em que foi o FC Porto o mais forte. Nem sempre o Benfica foi mais forte e melhor. Mas foi o que conseguiu regularidade na superioridade.
O Benfica é, pois, um campeão justo. Quem não o reconhecer é por despeito ou por uma dessas singularidades do futebol português, onde a ideia do mérito do adversário é algo de inaceitável e da inadmissível.
Foi bom que o Benfica tivesse coroado este título com a melhor exibição da época. Uma exibição, aliás, notável. Do melhor que vi fazer em Portugal. Pode questionar-se se o Vitória de Guimarães - que fez um campeonato excelente - ajudou a este final em glória do Benfica, ao pensar que lhe seria possível jogar de igual para igual, peito aberto, com um adversário que não podia perder a oportunidade de ser campeão em casa.
Talvez Pedro Martins tivesse sobrevalorizado a sua equipa. Seja como for, nada pode diminuir o mérito desta espectacular exibição do Benfica. Tal como tudo o que aconteceu não será determinante para a final da Taça."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: A quantidade de azia é descomunal... e apesar dos elogios, não conseguiu evitar, tentar passar a mensagem que os campeões são sempre justos, independentemente do tudo o resto, tentando justificar assim, o silêncio cúmplice deste jornal, para todos os Corruptos que ainda andam por aí...!!!

Nas Meias-finais...

CAB Madeira 72 (1) - (3) 86 Benfica
26-23, 10-21, 20-22, 16-20

Com o Morais, o Barroso e o Hollis a acertarem os Triplos, todos os problemas ficam resolvidos!!!

Vamos encontrar a Oliveirense nas Meias-finais para minha surpresa!!! Pensava que seria o vencedor do Galitos-Guimarães, mas a FPB resolveu fazer um 'cruzamento' estranho, com o 1.º a encontrar o 3.º e o 2.º a encontrar o 4.º!!!!
Os confrontos directos do Benfica com a Oliveirense este ano, têm sido horríveis para o nosso lado!!!

Derrota pesada...

Benfica B 1 - 4 - Braga B


Só dois dos habituais titulares (Heri e André Ferreira), o resto da equipa está na Selecção de Sub-20, ou estão lesionados... muitos Juniores, um Juvenil... e no banco vários jogadores que jogaram ontem em Alcochete no Campeonato de Juniores!!!
Apesar do resultado pesado, o jogo foi equilibrado... o Benfica sofreu um golo no início, numa desconcentração fatal... andámos a correr atrás do empate durante muito tempo, falhámos mesmo um penalty... e quando finalmente empatámos perto do final, ainda se pensou na reviravolta... mas acabou por ser o Braga a demonstrar mais 'cabeça' na parte final...
Destaque ainda para o golo mal anulado ao Benfica, quando o guarda-redes do Braga foi rasteirado pelo próprio defesa (estava 0-0)... e ainda um segundo golo mal anulado (!!!) ao Benfica, marcando penalty a favor do Benfica (que é claramente exagerado...) e depois acabámos por desperdiçar o penalty!!!

Juvenis - 4.ª jornada - Fase Final

Braga 0 - 2 Benfica


Mesmo sem o Kevin (no Europeu se sub-17) a equipa não se ressentiu...

Iniciados - 6.ª jornada - Fase Final

Paços de Ferreira 1 - 3 Benfica


A 'notícia' mais surpreendente, é mesmo o golo sofrido!!! O primeiro sofrido nesta Fase Final (19-1)!!!

O Professor do Tetra: criticado, diminuído, ridicularizado e bicampeão nacional

"Rui Vitória liderou mais de 20 homens para a história de um clube centenário. Merece mais do que o benefício da dúvida - merece o nosso respeito

Mais coisa, menos coisa, foi isto que ele disse e vou parafraseá-lo: o futebol é táctica, técnica, estratégia e físico, mas também é coesão e grupo.
Lá dentro, no balneário e em frente às câmaras da Benfica TV, o mister Rui Vitória, o professor Rui Vitória, o pedagogo Rui Vitória, descomplicou o futebol e reduziu-o a um jogo de emoções e de relações interpessoais - tão importante como o Luisão acertar o passe para o Lindelöf é o Luisão não ter de acertar o passo ao Lindelöf.
Ou seja, e vão passar ao lado do palavreado de auto-ajuda, se todos se derem as mãos, a corrente de energia flui e tudo corre bem dentro do campo.
Talvez Rui Vitória tenha razão.
Num clube grande com uma grande equipa, digo, a melhor equipa entre os três grandes, o treinador tem de funcionar como um facilitador. Tem de partir do princípio que os jogadores são bons e são inteligentes, e que entendem a táctica e têm a técnica simplesmente porque estão no Benfica - e isso significa que há uma estrutura e um departamento de scouting que fazem o trabalhinho deles e o técnico fará o seu.
Pão é pão, queijo é queijo.
Depois, convém também não confundir o futebolista com informações desnecessárias, mudanças súbitas à última, invenções e auto-elogios, e ao manter a coerência dá-se mais um passo em frente e esse é meio caminho andado para o sucesso - o caminho, “o nosso caminho” de Rui Vitória.
Mas Rui Vitória não é só um bom psicólogo e um bom setôr; dizer que ele é apenas isto seria injusto e redutor para o homem que acabou de liderar mais de vinte outros homens para a história de um clube com mais de 100 anos.
Não nos podemos esquecer de 2015/16 e de como ele foi criticado pela crítica (e o autor do texto faz parte do saco), e ridicularizado e diminuído pelo vizinho do lado. E não nos podemos esquecer das lesões deste ano que rebentaram o plantel, incluindo os dois mais-que-tudo (Fejsa e Jonas), da saída de Gonçalo Guedes em Janeiro e da constante crítica dos críticos (e o autor do texto continuou a fazer parte do saco).
Ora porque o Benfica não jogava bem, ou, pelo menos, não jogava tão bem quanto o Benfica de Jesus. Ora porque o Benfica só sabia jogar em contra-ataque, marcar um golinho e pôr-se à coca, com cerca de zero jogo interior e zero ideias criativas e o homem, coitado, que só sabia beber água e confiar na sorte.
E, no meio disto tudo, é bom recordar o que se escreveu e o que se disse e o que cada um de nós pensou quando o FC Porto foi buscar Casillas, Maxi Pereira, Danilo e quando repescou Óliver; ou, sobretudo, quando o Sporting sacou Jorge Jesus numa primeira fase e depois Markovic, André Balada, Bas Dost, Schelotto, Alan Ruiz, Elias ou Cambpell.
Nos dois casos, o Benfica, ou melhor, Rui Vitória não teria pedalada.
Acontece que foi campeão e depois bicampeão, sem puxar a brasa à sardinha ou desculpar-se com lesões ou políticas desportivas, que existem e que ele as entende como fazendo parte do jogo.
Hoje, Rui Vitória é o professor do tetra. E nós o que somos? E o que fizemos ultimamente na nossa vida?"

Hmmm, e então o que dizer hoje? “Todos juntos: Bailandooo, Bailandooo” (...)

"Ederson
Um guarda-redes tão grande que nos devia fazer repensar a expressão “entre os postes”. Não é Ederson que está entre os postes. São os postes que estão entre Ederson. Praticamente não intervir num jogo de sentido único, do estádio da Luz para o Marquês de Pombal. A ser verdade que está de saída, só lhe podemos agradecer e desejar felicidades, assim como boa sorte na adaptação a um novo país, de preferência onde existam tatuadores profissionais. Agora mais a sério: Não vás fica só mais uma época.

Nélson Semedo
Inspirado pelo primeiro-ministro, tomou conta dos miúdos de Pedro Martins. Também como António Costa, pôs uns desenhos animados na tv, chamou Luisão para as dobras e foi à sua vida, assim que os fotógrafos acabaram de registar a ocasião. É hoje, muito justamente, o único cidadão português autorizado a ultrapassar pela direita. Encorajado até. Deverá despedir-se da Luz hoje, já encharcado em champanhe. Da próxima vez que o virmos com os copos estará no Oktoberfest a segurar a cabeça de Renato Sanches enquanto este vomita. Muito amor, Nelsinho.

Luisão
4 anos que é assim. Luisão fez 33 anos e o Benfica venceu o trigésimo terceiro título. Quando fez 34, o Benfica deu-nos o 34. Às 35 primaveras, rumámos ao 35. Finalmente, no ano em que o capitão celebra pela primeira vez o seu 36.º aniversário também nós celebramos o 36.º título. Nunca uma entediante coincidência soube tão bem. Devia matricular-se já na faculdade de letras, para que no final da próxima época possamos referir-nos a ele como o filólogo ou o desempregado do penta.

Lindelöf
Desde Stefan Schwarz e Jonas Thern que não nos apaixonávamos por um nórdico. Tivemos algumas (demasiadas) épocas de Martin Pringle, uma das maiores ameaças deste século às ideias pré-concebidas sobre a seriedade dos povos nórdicos. Houve Brattbakk, que não teve tempo de ir à casa de banho. Tivemos Azar Karadas, no sentido em que o azar foi nosso, e temos agora Victor Lindelöf, um miúdo competente da nova geração nórdica que está a fazer escala em Lisboa há 2 ou 3 temporadas, antes de se vir a tornar o novo Vidic na defesa do Man Utd.

Grimaldo
Mais um jogo com um número absurdamente baixo de decisões erradas. Os robôs podem estar a caminho, mas aqui ainda não calçam. Não terá sido fácil trocar o Barcelona pelo Benfica, mas Grimaldo ganhou esta aposta. Podia ser o André Almeida do Barcelona, mas decidiu ser o Grimaldo do Benfica. Sensato, até porque o Benfica já tem um André Almeida.

Fejsa
O estado português celebrou da melhor forma o décimo título nacional de Fejsa, repondo temporariamente o controlo de fronteiras até domingo. Terão sido detidos 11 jogadores do Vitória de Guimarães por tentativa de passar do meio-campo e outros 13 cidadãos estrangeiros, incluindo dois chineses com 480 mil euros em dinheiro, situação entretanto desbloqueada por Jorge Mendes. 

Pizzi
Se continua a jogar assim, tem tudo para ser considerado o melhor jogador do campeonato. Vamos aguardar pelas próximas jornadas. Ainda é cedo para tirar conclusões.

Salvio
Exibição morninha do futuro director de redes sociais do Benfica. Votos de muito sucesso, Toto! 

Cervi
Muito bem a inaugurar o marcador para acabar logo com as ânsias. A partir daí, fez muitas outras coisas que se esperam de um adolescente sul-americano à solta em Lisboa, nomeadamente as boas e as más. Promete regressar ainda mais forte na próxima temporada e com um novo corte de cabelo. Parece-nos inevitável que regresse com um novo corte de cabelo. Qualquer aumento salarial devia depender disso.

Jonas
Protagonista da mais recente campanha “um golo para cada benfiquista”, fez tudo o que estava ao seu alcance para que o resultado fosse sessenta e quatro mil quinhentos e noventa e um a zero. Felizmente havia um plano B caso esse objectivo não fosse atingido, que passava pela celebração do primeiro tetracampeonato na história do clube. Gente prevenida é outra coisa.

Jiménez
Todos juntos:
Yo quiero estar contigo, vivir contigo
Bailar contigo, tener contigo
Una noche loca (una noche loca)
Ay besar tu boca (y besar tu boca)
Yo quiero estar contigo, vivir contigo
Bailar contigo, tener contigo una noche loca
Con tremenda loca (Ooh, ooh, ooh, ooh)
Bailandoooo, Bailandoooo

Carrillo
É bom ganhar campeonatos, não é? Aproveita, miúdo.

André Almeida
As suas invasões de campo já justificavam o regresso à equipa. Felizmente Rui Vitória concordou. 

Samaris
Vocês viram o Eliseu a dar piões com uma mota dentro do balneário? Inaceitável. Não podemos permitir que os jogadores se embebedem mais do que nós esta noite. E já vamos com atraso. Adeusinho, que para a semana há mais."

Benfiquismo (CDLXVIII)

Uma questão de hábito...!!!

TetraFesta !!!

Vermelhão: Viver a História - Tetracampeões!!!

Benfica 5 - 0 Guimarães


Não são precisas muitas palavras para descrever os nossos sentimentos desta noite!!! Caminhada verdadeiramente épica, com um Tetracampeonato inédito na gloriosa história do Benfica, isto na época, onde o anti-Benfiquismo atingiu o zénite... onde valeu mesmo tudo para abater o Benfica!!!
A partida, para a felicidade dos nossos corações, foi mais 'fácil' do que muitos esperavam! A atitude dos nossos jogadores nestas últimas duas partidas foram exemplares. Quando as pernas podiam tremer, a equipa 'subiu' de forma! Sem medos, sem tremeliques... com muito 'estofo'!!! Estofo para dar e vender...!!! E se calhar é exactamente aqui, onde a 'assinatura' de Rui Vitória se destaca: a 'normalidade' como os jogadores encaram estes momentos, em contraponto, com aquilo que aconteceu várias vezes no passado, não é por acaso...!!!
Os golos no primeiro quarto de hora foram fundamentais... se o Guimarães vinha com alguma 'ideia', rapidamente a 'perdeu'!!! E quando o Pedro Martins, mudou o 'esquema' passado a jogar em 442, com o Marega no junto do ponta-de-lança, então o jogo 'acabou'!!! Com o Fejsa e o Pizzi, em 'igualdade numérica' ali no miolo, o Guimarães abriu uma enorme 'cratera' e o Benfica aproveitou... Aliás aproveitámos com 'atraso', com o Jonas a dar de 'avanço' dois golos feitos!!! Quando a equipa recolheu para o intervalo, com os adeptos a cantarem 'Somos Campeões', ainda disse que faltavam 45 minutos, mas de facto a 2.ª parte, era mesmo 'desnecessária'!!!!
Tenho a certeza que da boca de alguns 'paineleros' e afins, vamos ouvir insinuações de 'facilitismo', mas o Guimarães jogou o 'normal', perante as circunstâncias (ter a classificação definida), o 'anormal' é quando em circunstâncias parecidas, contra equipas que nada têm a ganhar, o Benfica defronta 'gladiadores' que lutam até à última se sangue, como não houvesse amanhã!!!!
Hoje, o Salvio e o Fejsa fizeram um dos melhores jogos da época... o Cervi além do golo foi fundamental no equilíbrio que deu à equipa... os Centrais tiveram imperiais... Pizzi foi um verdadeiro comandante, o Nelsinho fui uma gazela na direita... o Ederson finalmente fez uma 'assistência' para golo... o Jiménez termina a época em grande forma, depois de tantas lesões, merecia-o...
Apesar dos golos e da assistência o Jonas falhou golos que não costuma falhar e falhou demasiados passes que não costuma falhar! O Grimaldo é neste momento o jogador mais longe da sua forma normal...
Esta noite é para festejar, mas a época não acabou... segunda-feira, depois da mais do que provável visita à CML, temos que começar a pensar no Jamor... o Bessa será essencialmente um jogo para dar minutos aos menos utilizados (pena o 5.º cartão do Carrillo). Se alguém pensar que o Jamor será tão 'fácil' como hoje, está redondamente enganado... a atitude do Guimarães será diferente, a estratégia táctica será diferente e até a relva do Jamor não é a mesma da Luz, sendo muito mais difícil jogar junto da relva, como nós gostamos e demonstrámos hoje...
A época ainda não acabou, haverá tempo para fazer as analises e antecipar o #rumoao37... a se o Tetra é histórico, o Penta será épico; se o 36 deixou os Lagartos aziados com o 'capote' (18); os Corruptos não querem perder a exclusividade do Penta!!! Mas para isso acontecer, temos que renovar a ambição, fazer um recarregamento de energia... o pior que pode acontecer neste momento é a complacência com o triunfo!

O diagnóstico tem que ser feito, e o defeso é essencial... Advinham-se meses complicados para os adeptos, gerirem as emoções, com 'vendas' nos pasquins todos os dias... como plantel a ser 'dizimado'...


Temos que ser realistas, entre as possíveis vendas, e a veterania de alguns dos nossos jogadores mais importantes, o Benfica precisa de reforços de qualidade... Mesmo com a muito provável perda de 'qualidade' dos nossos rivais (devido a vários factores...), o Benfica tem que se preparar... para a 'guerra'!!! Se este ano a 'guerra' foi sem quartel, na próxima época, será pior!!!!

PS: Algumas notas preocupantes:
- Um excesso de segurança, ridículo, a fecharem estradas de acesso ao Estádio, e portas de entrada, só porque os autocarros da claque do Guimarães tinham que passar... ridículo!
- Mal acabou o jogo, metem o sistema de som, aos berros, sem pausas... ainda tenho os ouvidos a zumbir... com músicas que nada têm a ver com os sentimentos do momento... Então o 'Bailando' está completamente esquecido e deslocado...

Campeões... muito melhores!!!

Benfica 3 - 0 Sp. Espinho
25-21, 25-17, 25-19

Gaspar(22), Reis(13), Rapha(9), Mart(6), Zelão(6), Vinhedo, Violas, Ché, Magalhães; Casas

Seguramente o título mais difícil dos últimos anos, e por isso mesmo o mais saboroso!!! Não porque o Espinho tivesse uma equipa mais forte, do que por exemplo a Fonte do ano passado, mas porque as lesões em jogadores fundamentais foram obstáculos gigantes... além daquele vergonhoso jogo 1, em Espinho!!!!!
As vitórias por 3-0 na Luz, dos 3 jogos, são esclarecedoras... Ganhou a melhor equipa, mesmo com as baixas!!!

Grande final de época do Gaspar... e muito obrigado ao sacrifício do Roberto, que mesmo lesionado (não havia mais ninguém) aguentou a equipa!!!

Ser Campeão, no dia do Tetracampeonato do futebol, vai acabar por retirar protagonismo a esta equipa, que merecia mais destaque... temos feito épocas muito boas, mesmo quando nem todas as Finais têm corrido bem, mas o trabalho de base está lá...

No próximo ano, vamos ter que fazer algumas rectificações... o 3.º Central tem que estar ao nível dos outros dois; e a saída do João Oliveira tem que ser acautelada!

A desaparição ou não

"A História, como se sabe, é invariavelmente escrita pelos vencedores. Se o Porto vier a ser o campeão de 2016/17, os futuros manuais da "História da Futebolice" entoarão loas à genial estratégia do presidente do FCP, que se soube apagar no calor das refregas, delegando na pequena figura de um antigo jornalista, a quem confiou a direcção de comunicação do clube, todas as despesas teóricas e práticas da "guerra" contra o arqui-inimigo Benfica e a quem cedeu palco, holofotes, hóteis de cinco estrelas e honrarias da fama, fez dele fazendo o rosto e o cérebro da instituição a que preside há três décadas. Se o Porto conquistar o título, tudo isto - a desaparição do presidente em favor das ascensão plenipotenciária de um mais jovem comunicador- será considerado o resultado previsível da liderança de um ser superior que se soube resguardar dos conflitos que extenuam qualquer mortal, de modo a poder apresentar-se, fresco que nem uma alface, quando se dirigir ao povo da Afurada cantando que "apita o comboio" como nunca antes apitou.
No entanto, se o Porto não for o campeão de 2016/17, não lhe pertencendo o direito de escrever a seu modo a História desta temporada -e, por arrasto, a História das últimas quatro temporadas -, é de presumir que a "desaparição" política de Pinto da Costa venha a ser castigada mesmo. Não pelos indefectíveis historiadores benfiquistas mas pelos apaniguados da nação portista que, imediatamente, mandarão às malvas os argumentos externos com que os foram entretendo enquanto durou a compita - os árbitros, as cartilhas, o mau feitio do Jonas, o Facebook da senhora da Liga...- para se passarem a entreter com exigências do apuramento das responsabilidades internas.
Entre hoje e a próxima semana tudo ficará esclarecido. Se o Benfica não for campeão, falhará o tetra pela quinta vez na sua História e os seus adeptos ficarão muitíssimos desgostosos. Se o Porto não for campeão terá o responsável máximo, o chefe-de-caixa, de ouvir das boas da sua gente. Poucos portistas perdoarão, no culminar de quatro anos de seca, que ainda se tenha o seu clube disponibilizado para "oferecer" aqueles quatro títulos alternativos ao Sporting. Mas até para isso há uma explicação:
- Eu dou-lhe os quatro títulos desde que não tenha de ir ao casamento!- impôs o presidente do FCP, por via telefónica, no momento mais tenso das negociações no Altis. A ver vamos."

Mais duas Finais !!!

Sporting 3 (2) - (3) 3 Benfica

Novo triunfo, contra os 'milionários' da treta!!!
Provavelmente o nosso melhor jogo da época... em 4 confrontos directos nunca perdemos com os Lagartos, mas desta vez, até tivemos um caudal ofensivo superior, falhando somente a finalização... Na 'lotaria' não falhámos, e estamos na Final...

Muito cuidado com o Burinhosa, tem jogadores experiente e um guarda-redes que me 'irrita' profundamente, pois contra o Benfica, defende tudo!!!!

As imagens não são totalmente esclarecedoras sobre o que se passou nas bancadas, mas já de manhã tínhamos assistido a alguns comportamentos 'estranhos', carregados de azia pelos Lagartos, deve ser uma questão de 'cultura'... Mas aquilo que nós precisamos é de concentração na Final!


PS: Amanhã também vamos disputar a Final da Taça de Portugal na versão feminina!!! E com triunfo sobre as Lagartas nas Meias-finais!!! 4-3, com golos de Janice(2), Inês Fernandes(2). E como já afirmei umas linhas acima, com muita azia... aliás como é habitual quando estas duas equipas se encontram!!!
Foi um jogo equilibrado, mas nos momentos decisivos, fomos melhores... e nem o 1.º golo oferecido, e o penalty estúpido nos últimos segundos, nos travaram...
O adversário de amanhã é o Novasemente...