Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O plano B que se consolida, mas um atraso que aumenta

"Exibição do Benfica no dérbi é afirmação de uma nova ideia na Luz. Ainda irá a tempo?

Antes de mais, belo dérbi!
Agressividade, pressão alta na saída, espaços reduzidos por culpa também das defesas subidas, e um ritmo forte do princípio ao fim.
Um Sporting mais de contenção, mais na expectativa, e que sustentou ainda mais essa estratégia na vantagem no marcador.
Um Benfica que-já-perdeu-tudo-o-resto fiel à posse de bola, à construção em apoios curtos e à envolvência pelos flancos, uma ideia consolidada num plano B com três homens no miolo.
O resultado penaliza os encarnados, ainda a três pontos do Sporting, mas a cinco do FC Porto, uma margem já considerável se bem que com mais de uma volta de campeonato pela frente.
A exibição conseguida na primeira parte no Dragão precisava de um segundo capítulo para consolidar a ideia, e acredito, por aí, que a equipa sentiu-se superior ao rival de Alvalade no final dos 90 minutos.
Isso significa que o conjunto da Luz voltou a ter uma ideia, na qual o técnico já acredita há muito tempo, embora tenha demorado a aplicá-la, em que os jogadores cada vez mais confiam e da qual os adeptos podem, aparentemente, deixar de desconfiar.
Claro que não é perfeita. O plantel tem desequilíbrios para sustentar na perfeição mesmo esse 4x3x3 e, com maior rigor, até necessitaria de jogadores com outro perfil para uma ou duas posições do próprio onze-base. Do ponto de vista dos encarnados o ideal seria corrigi-los neste mercado.
O problema para o Benfica não é já a sua ideia – o que significa que já recuperou alguma coisa desde o início de temporada, em que até os jogadores acumulavam jogos e jogos em cima da desconfiança –, mas a regularidade dos rivais, que têm vacilado muito pouco.
Seja qual for o resultado no final, é muito provável que o sistema tenha vindo para ficar por algum tempo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!