Últimas indefectivações

domingo, 31 de outubro de 2010

ADN

"...bendita sorte..."

Produzido por Guilherme Cabral

Os treinadores

"Em Portugal, um responsável máximo pela orientação de jogadores profissionais não tem uma tarefa fácil. A vida de um treinador é das mais atormentadas que imaginar se possa, no que ao contexto competitivo diz respeito. A glória mistura-se com a humilhação, o reconhecimento geral transforma-se em apedrejamento público e a inteligência táctica metamorfiza-se em escolha desajustada de jogadores. De bestial a besta vai uma ténue linha de segurança. É que em cada seguidor do fenómeno futebolístico e em cada sócio habita um treinador de bancada, um ser que se considera mais sagaz e melhor técnico que os demais. Estas mentes iluminadas esquecem-se de que as escolhas dos técnicos foram feitas por figuras experientes, após avaliação criteriosa e responsável. E, bastas vezes acontece, os estrategos que agora os treinadores de bancada criticam são os mesmos que anteriormente tantas alegrias e motivos de orgulho lhes deram.
Podia falar de Jorge Jesus mas, para afastar a subjectividade, destaco um exemplo externo, noutros tempos ligado ao nosso clube: Paulo Bento. Será que depois de ter conduzido o eterno rival a dois vice-campeonatos, PB perdeu o jeito de um dia para o outro? Seria um treinador tão mau capaz de mudar completamente o querer e o saber de uma selecção, a ponto de a fazer ganhar em casa e fora por margem expressiva? Não estarão já arrependidos os detractores de PB e não rejubilariam hoje se ele reentrasse pela porta principal do clube que o despediu? A qualidade, a grandeza e o sucesso não se edificam numa semana e fazê-los cair num par de dias, alimentando a queda com argumentação primária, é próprio dos pequenos, dos medíocres e dos adversários cuja história é incomparável à do Sport Lisboa e Benfica.
Vêm aí desafios importantes , é obrigatório estarmos unidos e confiar em quem nos fez campeões, em quem nos devolveu o sabor constante da vitória. O resto não importa, por ora não é conteúdo que nos deva entusiasmar."

Ricardo Palacin, in O Benfica

Escuta, queremos ouvir e ver

"Enquanto respirar e tiver todos os sentidos a funcionar, estarei sempre alerta na defesa do Benfica e principalmente dos valores que nortearam os nossos fundadores e todos os que nos honraram no passado. Honestidade, verdade e lisura nas vitórias.
ST algo Miguel, na sua habitual verborreia das terças, no Jornal 'A Bola', pergunta porque se não publica a mais escandalosa e escondida escuta, em que aparece LVF, ST, fala, como sempre, do que não sabe ou não quer saber. A escuta saiu no próprio Jornal do Benfica, pois até demonstra bem a diferença entre LVF e PC.
Mas as palavras traem sempre o rapaz ST. Se se tratasse da mais escandalosa, é porque admite que as outras são ESCANDALOSAS. E as outras são 720, com a participação de PC, havendo apenas uma sido considerada inócua, pois é igual à de LVF e também se Sequeira Nunes, homem honrado e ex-presidente do Belenenses.
O que se passou é que Vieira respondeu a uma chamada que o Major lhe fez e diz que Pinto de Sousa o informou que Paulo Paraty não podia apitar o Benfica-Belenenses e sugere então a LVF vários árbitros, o que, aliás, fez também com Sequeira Nunes, que confirmou em entrevista ao Jornal Público. 'O sr- Pinto Sousa pediu-me que sugerisse três ou quatro nomes, dizendo-me que a partir dos quartos-de-final é normal nomear árbitros de comum acordo'. Também a única escuta de Pinto da Costa, que foi para o lixo, é uma em que este acerta o árbitro Pedro Henriques para um jogo da Taça com o União de Leiria.
Os advogados da agremiação de ST têm acesso ao processo e às escutas. Ponham esta no Youtube. Nós agradecemos. Muito!"

António Melo, in O Benfica

Mural (aniversário da Catedral) (RCR)


"Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica
Luís Filipe Vieira: "Este mural representa a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas"

Na inauguração deste domingo do mural dos fundadores, o presidente do Benfica deixou uma palavra de agradecimento a todos os que ajudaram o Clube a construir o novo Estádio da Luz. Leia o discurso de Luís Filipe Vieira na íntegra.

É com enorme orgulho que aqui me encontro neste momento perante vós.

Uma das principais responsabilidades de desempenhar as funções que hoje tenho é a de cumprir e respeitar os compromissos que assumi para com todos aqueles que, a seu tempo, me manifestaram – pelo voto – a sua confiança.

Como todos sabem, para mim, uma promessa é uma dívida, e havia uma promessa antiga que ainda não tinha sido possível cumprir até aqui.

Felizmente, chegou o tempo de saldar essa dívida, que é uma dívida de gratidão.

Este mural representa o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas que, num momento difícil da nossa vida associativa, ajudaram o Sport Lisboa e Benfica a construir a sua ‘nova’ casa.

Sócios que num momento em que era necessário recuperar a nossa auto-estima, disseram presente! Sócios que ajudaram financeiramente a erguer o estádio de que hoje todos nos orgulhamos.

Sempre fui agradecido a quem me ajudou na minha vida! Como presidente do Sport Lisboa Benfica a minha postura não podia ser diferente!

Este mural representa o nosso obrigado a todos vocês que num momento de incerteza nos ajudaram a escolher o caminho do crescimento e da modernização!

O Benfica sempre se construiu a partir da participação dos seus sócios, do seu empenho, da sua capacidade em resolver os problemas e defenderem os valores sobre os quais se fundou o Sport Lisboa e Benfica.

Os sócios do Benfica sempre souberam reagir perante as dificuldades e sempre souberam contrariar o pessimismo e o espírito de indiferença, sempre se bateram com persistência e generosidade pela solução dos problemas que afectam o Clube.

Este mural é o melhor exemplo de tudo quanto acabo de dizer, é o testemunho da vossa capacidade, do vosso empenho e da vossa generosidade.

Merecem por isto esta homenagem, e merecem o direito a que os vossos nomes sejam sempre lembrados como fundadores do nosso estádio.

A todos vós o meu sentido agradecimento e a justa homenagem que merecem receber de todos os benfiquistas.

Dentro de momentos – e é também um enorme motivo de orgulho para mim e para a Direcção a que presido – vão poder ver pela primeira vez o nosso Centro de Documentação e o nosso Departamento de Conservação e Restauro.

São dois projectos inéditos na história do Clube e que juntos servirão de alicerce ao futuro Museu do Sport Lisboa e Benfica.

O Centro de Documentação nasceu com o objectivo de preservar, classificar e disponibilizar todo o nosso acervo documental a quem o entender consultar: estudantes, investigadores, sócios!

Como instituição de utilidade pública que somos, vamos disponibilizar toda a nossa documentação, toda a nossa história, às universidades de Portugal e do Mundo.

Aliás, não deixa de ser reconfortante saber que temos, nesta altura, mais de 30 candidatos de universidades dos quatro cantos do mundo a querer trabalhar no nosso Departamento de Conservação e Restauro, o que diz bem das condições que temos, da inovação e da dinâmica da equipa que está a frente deste projecto.

Ao fim de mais de cem anos de existência chegou o momento de cuidar dos nossos troféus, das peças materiais que simbolizam algumas das vitórias mais marcantes da nossa história.

E tudo isto é tanto mais significativo quanto o facto da nossa história se cruzar com a identidade e a história de Portugal no século XX.

Trata-se de um “trabalho invisível” que está a ser feito de há muitos meses a esta parte.

Algo que nunca antes tinha sido realizado, mas que é tão essencial como os títulos ou as finanças: cuidar do nosso património histórico.

Sempre defendi que só pode haver futuro se cuidarmos do nosso passado e isso era algo que não estava a ser feito!

Se mais nenhum título tivesse conquistado neste Clube, haveria dois que me bastariam para dizer que tinha valido a pena passar por aqui: o título da credibilidade e o título da recuperação e preservação de toda a nossa história.

Muito obrigado a todos!”"





"Glória "encarnada"
Mário Coluna: "O Benfica pode voltar a ser campeão europeu"


A glória do Benfica Mário Coluna defendeu este domingo que o Clube tem condições para repetir as conquistas europeias de 1961 e 1962.

“O Benfica pode voltar a ser campeão europeu”, afirmou o antigo atleta, que relembrou a vitória de 1961 na Taça dos Campeões Europeus: “Recordo de termos ganho a um grande adversário que era o Barcelona. Os adeptos estiveram no aeroporto e acompanharam-nos até aos Restauradores.”

Mário Coluna destacou ainda a grandeza do Benfica no almoço de celebração do 7.º aniversário do Estádio da Luz, defendendo: "Se ganhasse o melhor, era sempre o Benfica.""





"Ex-jogador "encarnado"
José Augusto: "Estamos fervorosamente com o Clube"


José Augusto, glória do Sport Lisboa e Benfica, afirmou este domingo que os jogadores campeões europeus vão apoiar o Clube em todas as circunstâncias.

No almoço de celebração do 7.º aniversário do Estádio da Luz, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, lembrou as conquistas das Taças dos Campeões Europeus de 1961 e 1962.

Em declarações à Benfica TV, José Augusto agradeceu o gesto do líder “encarnado”. “Quero prestar homenagem ao nosso presidente Luís Filipe Vieira por ter feito esta simples e singela homenagem aos campeões europeus”, começou por afirmar.

O antigo jogador do Clube referiu ainda que “todos os campeões europeus e aqueles que participaram nas finais que levaram o Benfica às bocas do mundo estão fervorosamente com o Clube”. “Estaremos sempre nos bons e maus momentos”, assegurou José Augusto."





"Inauguração do mural
Artur Santos: "Foi uma inauguração fabulosa"


O presidente do Sport Saudade e Benfica, Artur Santos, mostrou-se este domingo bastante satisfeito com a inauguração do mural dos fundadores do Estádio da Luz.

“É com muita honra que estamos a participar nesta gloriosa jornada. Foi uma inauguração fabulosa”, considerou Artur Santos à Benfica TV.

O presidente do Sport Saudade e Benfica elogiou ainda a criação do Departamento de Conservação e Restauro por parte do Clube. “Para todos e pessoalmente para mim, devo-lhe dizer que é uma enorme surpresa tudo o que acabámos por ver”, afirmou."





"Preservação do espólio
Benfica cria Departamento de Conservação e Restauro


O Projecto “Sport Lisboa e Benfica - Conservação da Colecção, do Inventário à Divulgação” surge da vontade de preservar o espólio do Clube e tornou-se possível mediante a parceria com a empresa ARGO – Conservação & Restauro.

Ao fim de mais de cem anos de existência surge a oportunidade de valorizar e dinamizar este acervo de forte índole histórica que se cruza com a Identidade e História de Portugal no séc. XX.

Com vista a ser visitado por todos no futuro, foi construído e equipado no Estádio da Luz um espaço designado RCR (Reserva, Conservação e Restauro). Este espaço reúne todas as condições necessárias à preservação e manutenção da colecção actualmente composta por um número aproximado de 20 mil exemplares de valor incalculável.

No RCR encontra-se uma sala de trabalho eclética, adequada à conservação de materiais diversos; um laboratório de intervenção em metais; um espaço munido de câmara anoxia, dedicado a desinfestações; e quatro salas de reserva equipadas com estantes móveis “state of the art”.

Sendo o espólio do Clube composto por milhares de peças, respeitantes às inúmeras modalidades desportivas, foi criado um sistema de gestão de colecções com base de dados relacional que permite o cruzamento do inventário com todas as informações inerentes à conservação.

Dada a extensão e interesse do trabalho em curso, foi desenhado um programa de estágios curriculares para alunos universitários a nível nacional e internacional e, ainda, acções de formação específicas no âmbito da preservação, conservação e restauro do património, vertentes que proporcionarão ao público geral um contacto mais directo com este universo.

Usando como veículo o seu vasto Património, o SL Benfica é agora pioneiro no que respeita à aliança entre Cultura, Desporto e Tecnologia, abrindo portas a contínuas acções de valorização e dinamização da colecção."


in Site do Sport Lisboa e Benfica