Últimas indefectivações

domingo, 30 de outubro de 2011

Vitória, com golos bonitos...



Benfica 5 - 1 Operário



Tradição cumprida: o Benfica ganhou, e o guarda-redes adversário fez a exibição da sua vida!!!

Nova Luz

"Há oito anos, o povo vermelho rejubilou. O novo Estádio era inaugurado com entusiasmo incontido. A monumentalidade do novo anfiteatro benfiquista correspondia à reabilitação do Clube, após um dos períodos menos edificantes do seu longo historial.

A Nova Luz foi quase um milagre. Um milagre à Benfica. Erigida em tempo recorde, depois de inúmeras e talvez incontáveis peripécias, provou à saciedade o dinamismo espantoso do Benfica. Nenhuma outra agremiação desportiva, nacional ou internacional, quero acreditar, conseguiria erguer semelhante obra num tão limitado espaço de tempo e com recursos financeiros menos palpáveis. Recordo que o processo, desde a sua génese, não foi pacífico. Gente conservadora, ainda que benfiquista, chegou a objectar com ruído. Até Eusébio, símbolo maior, obrigou-se a intervir publicamente, dando o seu aval à demolição do velho recinto e sublinhando a necessidade do Benfica não perder a carruagem da modernidade.

Se na Nova Luz, hoje, é absolutamente consensual e motivo de orgulho de todo o Universo 'encarnado', justifica-se recordar a luta titânica empreendida por Mário Dias, então dirigente, cuja determinação foi imperativa para que o novo Parque Desportivo se tornasse uma realidade. Da mesma forma, no consulado ainda de Manuel Vilarinho, o actual presidente, Luís Filipe Vieira, pode reivindicar, sem qualquer laivo de imodéstia, um papel fundamental na engenharia financeira de todo o processo.

Passaram oito anos. O Benfica cresceu. Cresceu de forma inexorável. Cresceu em termos materiais? Cresceu muito. Cresceu em termos competitivos? Cresceu muito. O Benfica cresceu tanto quanto o registo hodierno impunha. Há uma nova Luz no século XXI. Há um novo Benfica? Há, seguramente, um Benfica que trata por tu a contemporaneidade. Agora, só precisa de andar um pouquinho à frente do futuro."


João Malheiro, O Benfica

Do antigo se fez novo

"Quis uma mente iluminada que o lançamento de um novo livro de Nuno Markl, com ilustrações de Patrícia Furtado, fosse feito na Secundária de Benfica, hoje Escola Secundária José Gomes Ferreira. A edição da 'Caderneta de Cromos' foi apresentada aos fãs no anfiteatro mítico - o das festas de final de período, do arranque da década de 80 e do som dos slows a 45 rotações - no bloco central dos cinco edifícios modernos erguidos em Benfica, em contraste com a vida e comércio típicos do Bairro. Além das linhas de eléctrico na rua que ligava as Portas a Sete-Rios, havia diversos elementos característicos da zona: o Mercado, a Fábrica Simões, o Bairro de Santa Cruz, a Mata, o Nilo, o Califa e o Estádio da Luz, colado à mais recente 2.ª circular, erguida acima ao ainda mais recente centro comercial Fonte Nova.

O Estádio da Luz era gigantesco, monumental, o maior do País e capaz de ser dos maiores da Europa, com três campos de apoio (um deles pelado, acolhia o Hóquei em Campo), uma pista de Atletismo, uma Piscina, dois Pavilhões e vários courts de Ténis. Marcou-me, enquanto sócio que saldava as suas contas em contacto com um cobrador do Sport Lisboa e Benfica que nos visitava em casa mensalmente. Nenhum miúdo daquele tempo imaginaria que uma obra daquelas pudesse vir abaixo. Veio, por uma boa causa. Hoje o centro dos festejos e origem das alegrias é mais moderno, apesar de já não poder albergar 120 mil espectadores. É ainda o maior do País e um dos melhores da Europa. Aqui se entra e daqui se sai em curtos minutos, ao contrário do antigo, havendo motivos de orgulho diferentes dos que foram encerrados no Estádio demolido. Oito anos de Nova Catedral significam outros tantos de dedicação a uma causa, com exemplos de entrega incondicional espalhados pelos diversos sócios fundadores. Pessoas comuns misturadas com os ídolos, juntos ergueram o símbolo adorado por todos quantos fazem o Benfica."


Ricardo Palacin, in O Benfica

Surreal



Benfica 2 - 1 Olhanense



Um jogo que devia ter acabado com uma goleada histórica, acabou em sofrimento, com o Capitão a dar o corpo ao manifesto!!!

Não estamos habituados a gerir vantagens desde do primeiro minuto, é verdade... facilitamos, é verdade... se calhar alguns já estavam a pensar na Champions, é verdade... tivemos o golo da tranquilidade (que podia abrir as 'portas' à goleada), mal anulado, é verdade... o Olhanense nada fez para marcar um golo, é verdade, mas marcou... dito isto, continuo com dificuldades em explicar o que se passou, o nosso grande Viriato fala em masoquismo, se calhar é isso mesmo...


Grande entrada do Rodrigo (temos que começar a recalcular a transferência do Di Maria, semanalmente, após cada golo do nosso Rodri...!!!), temos jogador, como já se 'cheirava', agora nada de exageros, o Rodrigo ainda tem que evoluir muito, principalmente a jogar de costas para a baliza, nas recepções...

Passou despercebido, mas voltou a fazer um excelente jogo. A evolução é enorme. O Matic aproveitou bem os problemas físicos do Javi, já se sabe pocisionar, já joga na antecipação, já mete o pé de outra forma, ainda falta soltar a bola um pouco mais rápido, mas temos jogador...


Não gostei de um comentário que ouvi na rádio, sendo assim esclareço: no golo sofrido a culpa é do Emerson, e do Matic, e do Bruno César, e do Garay, e do Luisão, e do Maxi (o Gaitán até estava na zona da bola, mas a responsabilidade daquela cobertura não é dele)... já estou farto de embirrações teimosas e parvas com jogadores do Benfica!!!

Também pode ficar registado, que o nervosismo que se instalou nos Benfiquistas (no Estádio e em casa), deveu-se essencialmente, ao Benfica... friamente, o Olhanense além do golo, só teve mais uma oportunidade (nos descontos), o Artur não fez uma única defesa... Em Portugal habitualmente elogia-se este tipo de equipas, inventa-se histórias de jogo repartido e mais algumas coisas absurdas... neste jogo chegámos ao cumulo de ter sido o Benfica, a 'apressar' o jogo, mesmo a ganhar, e o guarda-redes Algarvio a perder, ia queimando tempo!!! Só em Portugal....


PS1: Sim, nos últimos 20 anos, este é o melhor arranque do Benfica!!! Sim, com o Jesus!!! Sim, com o Vieira!!! Sim, com sofrimento desnecessário...

PS2: Alerta para Quarta. As previsões são de temporal, chuva e vento!!! Espero que os responsáveis pelo relvado estejam preparados.


Excelente vitória



Fonte Bastardo 1 - 3 Benfica

25-19, 20-25, 26-28, 20-25

Primeira vitória



Benfica 11 - 1 Riba d'Ave



Show de bola, ou show de Viana...!!!

Mais um massacre...



Benfica 41 - 21 Xico Andebol



...este ano em várias modalidades o desequilíbrio em alguns jogos vai ser gritante, falta o carcanhol dos Municípios!!!

Jogo com pouca história, onde o Benfica repetiu a dose dos últimos tempos: entrada a matar, a defender e a contra-atacar (23-9 ao intervalo!!!), e depois, a controlar... e é assim que deve ser sempre.