Últimas indefectivações

domingo, 15 de abril de 2012

Lagartices - episódio 769439

Um ilustre membro do Conselho Leonino, responde assim ao caso da suposta armadilha (mal) montada por um vice-presidente do Sporting, ao árbitro auxiliar Cardinal:
"É um episódio lamentável que prejudica directamente a imagem do Sporting Clube de Portugal e que vem esbater todos os problemas com que o Benfica se vinha a debater neste momento. É um assunto de extrema importância e que deve ser tema de debate na próxima reunião do Conselho Leonino, segunda-feira."
Luís Coimbra (conselheiro leonino), in A Bola

O trauma é mesmo muito, mas mesmo muito, profundo...

Com o coração a cheirar a lixívia

"João Gobern, comentador de futebol num programa de televisão, foi dispensado por ter recebido a notícia de um golo do Benfica com um festejo contido. A RTP dispensou-o por ter festejado contidamente. Celebrar um golo de qualquer clube é um acto de liberdade. Celebrar um golo do Benfica é um acto de liberdade e de bom gosto. Quem contém a liberdade e o bom gosto merece castigo.
Aqueles que acusaram a RTP de perseguição aos vermelhos estavam certos apenas em parte. Este novo macartismo é, na verdade, daltónico. Amanhã acontecerá o mesmo com adeptos do Sporting, do Porto, do Braga, do Arrifanense. Não se admite que quem fala de futebol goste de futebol. Quantos dos nossos amigos que se interessam por futebol e gostam de falar sobre ele não têm clube? Quantos dos que apreciam literatura não têm escritores preferidos? Quantos dos que sabem de música não se emocionam mais com um compositor do que o outro? E no entanto, a esmagadora maioria dos comentadores de futebol que vemos na televisão não tem clube preferido. São apenas entusiastas assépticos das transições defensivas, burocratas da basculação, geómetras do duplo pivô. Não são exactamente seres humanos. São semideuses que não se deixam afligir pelas paixões da alma.
Ora, estes comentadores, tal como João Gobern, não relatam factos, comentam. Exprimem opiniões. O que torna o seu trabalho muito mais difícil, uma vez que os robôs não têm opiniões. Os comentadores políticos podem manifestar a sua preferência por determinado programa político ou líder partidário. Nenhuma estação dispensa um crítico de cinema quando exprime regozijo por um filme ou um artista da sua predilecção ter vencido um prémio. No futebol, talvez por ser matéria mais importante que a política e a arte, não se admitem gostos.
Há uma única excepção. Quando a brava selecção lusitana defronta a estrangeirada bárbara, não só os comentadores como os próprios jornalistas podem festejar o que quiserem, designadamente atirando ao ar os papelinhos que resultaram de terem rasgado o código deontológico. No futebol, o amor à pátria é o único que se tolera.
Parece-me mais proveitoso que quem exprime opiniões sobre futebol tenha mesmo opiniões sobre futebol. E parece-me mais honesto que não se esconda. Pessoalmente, nunca escondi que sou do Benfica, não por uma questão de honestidade mas de imodéstia: ser do benfiquista é a minha melhor qualidade - se não for a única. E não tenho grandeza de carácter suficiente para a manter secreta. Um adepto do Vasco do Gama chamado Carlos Drummonnd de Andrade escreveu: «Para o diabo vá a razão quando o futebol invade o coração.» Felizmente, a RTP já não foi a tempo de lhe mergulhar o coração em formol."

Ricardo Araújo Pereira, in Visão

Um polícia é um polícia

"De repente, lembrei-me de Manuel Machado: um vintém é um vintém, um cretino é um cretino. Se assim é, fazendo um transfer, como agora se diz, um polícia é um polícia. Um polícia é alguém em quem confiamos. Alguém que, se quer montar uma armadilha, monta uma armadilha a sério, não monta armadilhas amadoras. Um polícia é, em tese, um homem íntegro. E um homem íntegro não monta armadilhas. Mas, se montar, monta bem. Não deixa rasto. Não deixar rasto é, por exemplo, ser minimamente esperto para que, bem depressinha, outros polícias não os apanhem (ou a alguém por nós) com a boca na botija. Um polícia é, ainda, alguém que não se julga acima da lei. Mas um polícia não é, sobretudo, cretino. Haverá polícias tão cretinos que montam armadilhas com vinténs? Bom, esperemos para ver. Mas, à primeira vista, há. Nem que sejam ex-polícias.
De repente, voltei a lembrar-me de Manuel Machado: um vintém é um vintém, um cretino é um cretino. Se assim é, fazendo novo transfer, um ex-dirigente é um ex-dirigente. E um ex-dirigente não diz, em princípio, cretinices. Como dizer que Luís Filipe Vieira é o pior presidente da história do Benfica. O pior presidente da história do Benfica tem três nomes, sim senhor, mas é Vale e Azevedo. O pior presidente da história do Benfica não ganha dois campeonatos em cinco anos: ganha zero. Como Vale. O pior presidente da história do Benfica não chega à meia-final da Liga Europa ou aos quartos-de-final da Champions. Como Vale não chegou. Nem Damásio. Ou Vilarinho. Mas há sempre quem, esperando ganhar vinténs no futuro, diga cretinices. Como dizer, repito, que Vieira é o pior de sempre."

Rogério Azevedo, in A Bola

Pastelaria Horta

"1. As recentes notícias sobre o envolvimento de um dirigente desportivo num caso de arbitragem - as palavras são medidas, atenta a indefinição dos contornos do caso tal como emerge na comunicação social -, associado à pretensa violação da privacidade de árbitros através de redes sociais, conexionando com o conhecimento de um texto publicado no Facebook de um observador provocador e insultuoso para um determinado clube, constituem mais um conjunto de situações que recolocam a arbitragem no centro das atenções pelas piores e mais perversas razões.
É tempo de os árbitros perceberem que não é com reacções corporativas que resolvem problemas. Como também é tempo de os dirigentes desportivos compreenderem que o sistemático exercício de pressão sobre os árbitros nada resolve. Como, finalmente, é tempo de os poderes públicos - detentores originários de múnus regulamentar e disciplinar - intervirem de forma determinante e perentória. Acompanhamos há muitos anos a actividade desportiva. Anos de mais para ignorar os seus vícios e as suas zonas de sombra. O mero exercício de constatação objectiva leva-nos a concluir pela estranheza de determinadas arbitragens, de determinadas decisões, de tantas alegadas deficiências de apreciação de lances quer sob o ponto de vista disciplinar, como do ponto de vista técnico.
Todos clamamos ser de bradar aos céus a indiscriminada e pouco criteriosa amostragem de cartões no início de jogos, como nos indignamos com intervenções que pontuam as partidas, destruindo-lhe a fluidez, desestruturando estratégias de jogo, desconcentrando jogadores. Não são os penalties que marcam o erro grave e perturbador do árbitro. Uma ocasional má colocação ou instantânea desatenção podem justificá-lo. É a sucessão destas pequenas intervenções que pode ou não definir a tendenciosidade de uma arbitragem. Todos hoje o sabemos.
Ora, o mais grave e perturbador de tudo é que este fenómeno não se esgota nas fronteiras nacionais. Assistindo às arbitragens da Liga dos Campeões, ou da Liga espanhola, ou, num breve apelo à memória, em recentes edições do Campeonato do Mundo, vemos replicadas estas práticas que tanto nos indignam nacionalmente. E a favor de quem? Esta a questão nuclear. O Benfica foi prejudicado em ambos os jogos que disputou com o Chelsea. Verdade insofismável. O futebol inglês tem um clube nas meias-finais da Liga dos Campeões. Facto ou consequência? Provavelmente ambos. O Real Madrid foi prejudicado gravemente em dois jogos recentes da Liga espanhola. Esse prejuízo contribuiu para a diminuição da diferença pontual com o Barcelona. Facto ou consequência? Provavelmente ambos. E se recordarmos os benefícios da Alemanha e do Brasil num Campeonato do Mundo, parecendo determinados para se encontrarem na final, colocaremos a mesmíssima pergunta.
O que manda, pois, na indústria do futebol? A verdade desportiva ou os interesses financeiros? Qual dos vectores domina em caso de conflito? Esta é a pergunta a que ninguém quer responder. Mas cuja resposta, infelizmente, vai emergindo dos factos conhecidos com crescente clareza. Mas, para além destas reflexões, convém reflectir acerca de notícias que lemos e que indiciam fiscalização de vida privada de cidadãos. E, nesta sede, ao mínimo indício justificado, a relação de confiança entre cidadãos e instituições tem de ser posta em causa. Não é o fair-play desportivo. É a essência da cidadania.
2. (...)
3. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

Na Final, em 1º lugar...


Benfica 3 - 1 Fonte Bastardo
25-22, 23-25, 25-18, 25-22

Após a desgastante vitória de ontem, mais um jogo de grau de dificuldade elevado, com uma boa exibição da nossa equipa, e um excelente resultado. Que com a derrota do Sp. Espinho no derby com a Académica, garante ao Benfica, o 1º lugar na 2ª fase do Campeonato. Apesar da derrota do nosso adversário, a Final do Campeonato vai ser com o Sporting de Espinho, mas nós teremos a vantagem do factor casa, na Final a maior de 3.
O professor Jardim resolveu rodar a equipa, o Chino e o Ché acabaram por dar 'fresqura' à equipa, o Gaspar e o Flávio descansaram, e a equipa ganhou, e ganhou bem... O jogo tornou-se um pouco mais difícil, porque a equipa esteve muito desconcentrada no Serviço, 'oferecendo' muitos pontos 'grátis' ao adversário... Ao contrário de ontem, conseguimos pontuar nas 'bolas divididas' (conseguimos fazer vários contra-ataques), e o Honoré teve vários momentos 'brutais' no Bloco!!!
No Volei raramente se fala das arbitragens, mas não posso hoje deixar passar mais uma arbitragem incompetente. Parecia que estávamos a jogar nos Açores, as bolas dentro do Benfica, foram marcadas fora, os toques na rede eram só do Benfica, os dois toques nos 'passes' eram só aos jogadores do Benfica, as 'invansões' eram só do Benfica, e para cúmulo já no 4º Set, um ponto que podia ter sido decisivo, é marcado a favor do Benfica (bem) e após protestos energéticos, a equipa de arbitragem altera (mal) a decisão!!! Quando além do ponto ganho pelo Benfica, os protestos foram de tal ordem, que até deveria ter saído pelo menos um cartão amarelo, e mais um ponto para o Benfica!!! Inacreditável...!!! Os balneários da Luz devem provocar alergia aos apitos!!! 

2ª vitória, num jogo feio!!!


Benfica 65 - 49 Académica
16-20, 11-6, 11-8, 27-15

Como afirmei ontem, o que interessa são as vitórias, e nós hoje voltámos a vencer, mas o jogo foi quase sempre mal jogado... só no 4º período 'acertámos' no cesto, nos primeiros três períodos foi penoso assistir ao jogo...!!! Curiosamente a defesa voltou a estar 'mais ou menos', é no ataque que as 'coisas' estão a precisar de acerto...

Juvenis - Fase Final - 1ª jornada

Benfica 1 - 0 Guimarães

Temos que melhorar...

Benfica......3
Corruptos....1
Sporting......1
Guimarães....0

Filhos da Puta

Podia escrever uma declaração ligeiramente mais educada, mas não me apetece. Sendo assim, usando o meu direito de liberdade de expressão, afirmo:
Espero que o título do post seja suficiente, para atrair para estas linhas todos os mentecaptos, cabrões, paneleiros, brochistas... que se dizendo Benfiquistas, divertem-se indo para os jogos do Benfica chamar nomes, achincalhar, assobiar, ofender... jogadores, treinadores, e directores do Benfica... a todos os invertebrados que se deliciam fazendo 'esperas' à comitiva do Benfica após a conquista de mais um título, ganho de forma digna e honesta, pelo Benfica... vão todos para o caralho. Temendo não ter sido claro, reafirmo: vão todos para o caralho, vocês são a vergonha do Benfica.

Lanço um apelo a todos estes filhos de meretrizes: o clubezeco no outro lado da 2ª circular precisa de sócios, para ajudar a pagar as contas (todas as contas...). Sendo assim não gostam do caminho que o Benfica está a seguir, muito bem, mudem-se para os Lagartos. Garanto, que todos os meses tem a oportunidade de fazer uma 'espera' merecida na Portela, podendo nesse caso ofender todos à vontade!!! Têm é que ir depressa, antes que a 'porta' feche!!!
Se o problema são as vitórias, podem-se também tornar adeptos Corruptos, nunca é tarde para se assumirem... aliás dificilmente encontrarão clube com mais cabrões, filhos da puta, ladrões, e paneleiros juntos!!! Portanto a adaptação será fácil!!!
Se por algum motivo estranho não aceitarem as minhas recomendações, podem ainda formar um novo Clube. No passado, grupos de adeptos do Benfica descontentes, fundaram os Beleneneses e o Casa Pia!!! Tenho a certeza que não se vão arrepender (tal como eles!!!), desejo-lhes todos os sucessos do mundo... ao mesmo tempo, estarão a efectuar um grande serviço à causa Benfiquista!!!

Repito: vocês são a vergonha do Benfica

Tetra bem merecido


Benfica 2 - 1 Gil Vicente

Vitória muito importante, o ambiente vai continuar pesado, mas pelo menos já dá para respirar um bocadinho... O Rodrigo é jovem, está cá à pouco tempo, mas já a sabe toda: «... se nós perdêssemos era tratado como se da Champions se tratasse, como ganhámos é apenas e só a Taça da Liga»!!! A desvalorização sistemática desta competição é bem demonstrativa do facciosismo anti-Benfica que invadiu a 'descomunicação-social' Portuguesa!!! Para vencer esta competição o Benfica derrotou o Guimarães, o Santa Clara, o Marítimo, os Corruptos e agora o Gil Vicente, sendo que os Madeirenses e os Gilistas foram as grandes 'surpresas' da época, pôr em causa o prestigio desta jovem competição só pode ser má vontade, ou muita ignorância... Aliás com o álibi da falta de patrocinador, não me admirava nada que esta tivesse sido a última Taça da Liga!!!
Os avençados corruptos estão a aproveitar mais este título, para trazer de volta a tal contabilidade de títulos completamente absurda, onde se mistura tudo, espero que ninguém do lado do Benfica entre em mais neste 'esquema' mafioso!!!
Aliás as perguntas dos jornaleiros, principalmente ao Jesus e ao Witsel procurando a polémica a todo o custo, são bem claras em relação ao desprezo, que esta gente merece ser tratada...

O jogo foi 'calmo', o Benfica dominou, o Gil foi digno mas o golo acabou por ser injusto... o Saviola entrou, e evitou os sempre complicados penalty's... o Matic voltou a entrar bem, o Garay mostrou mais velocidade, o Aimar demonstrou toda a sua importância... o Rodrigo finalmente está a regressar ao seu habitual. O Eduardo esteve bem (não é fácil para um guarda-redes estar tanto tempo parado...), o Capdevila fez um jogo certinho... o Witsel esteve no seu melhor. O Bruno César tem sido o nosso criativo mais regular neste final de época, o cruzamento para o 1º golo é muito bom...
Os 'treinadores de bancada' vão aproveitar mais esta vitória para procurar explicar as más opções do Jesus no passado recente... mas curiosamente o Matic em Guimarães foi apresentado como um dos 'culpados' pelos mesmos críticos, o Saviola antes de perder o 'lugar' primeiro para o Rodrigo e depois para o Nelson era assobiado no Estádio da Luz, em Olhão quando falhou o golo da vitória nos últimos minutos, era um 'jogador acabado'!!! O Capdevila continua a beneficiar do ódio anti-Emerson: o Emerson é fraquinho, principalmente com a bola nos pés, mas o Capdevila a defender não é melhor...

Para terminar não posso deixar de falar do Dragay Sousa: parece que já é tradição, em Coimbra, jogador do Benfica que seja agredido na área adversária, leva amarelo!!! Inacreditável como é que esta gente continua a fazer-se passar por vitima. São todos uma cambada de Ladrões...!!! Mais uma vez o critério na marcação de faltas a meio-campo foi do mais torto possível...!!!