Últimas indefectivações

domingo, 11 de novembro de 2012

Fortuna merecida...


Rio Ave 0 - 1 Benfica

As jornadas internas a seguir a jogos Europeus são sempre complicadas, ainda por cima fora de casa, contra equipas competentes, que tiveram toda a semana para preparar este jogo - isto acontece com todas as equipas, em todos os Campeonatos. Para acentuar os problemas, além das ausências do Maxi, do Aimar, e do Carlos Martins, lesionados, e dos castigados Luisão e André Gomes, o Enzo lesionou-se ainda na 1ª parte... Não querendo chover no molhado, o nosso plantel na zona central do meio-campo é extremamente curto - pelas razões conhecidas -, o André Almeida que na passada Quarta fez muito bem o papel de substituto do Matic, hoje fez de Maxi, e assim não estava disponível para fazer de Enzo!!!
O Benfica fez uma 1ª parte agradável, onde podia e devia ter marcado mais golos, algum desacerto no momento do remate e o 'nosso' Oblak não deixaram!!! No início da 2ª parte o Benfica voltou a ter oportunidades para 'matar' o jogo, mas falhámos novamente... mantendo-se o 0-1 era esperado um forcing final dos de Vila do Conde, com o Benfica muito limitado nas opções de reforço do meio-campo... e assim chegámos aos últimos minutos, já com o Miguel Vítor a defesa-direito e o Almeida no meio... mas tal como ontem com a equipa B, tivemos alguma fortuna - merecida -, que tantas vezes nos falta.
Agora se a fortuna é bem-vinda, os sustos devem-se evitar, já que a saúde cardíaca dos Benfiquistas, nestes momentos, atinge níveis assustadores. Falo por mim...
Também parece confirmar-se que o Lima vai marcando os golos fora da Luz, e o Cardozo na Catedral!!! Eu não me importo...!!!
Temos também que agradecer ao Artur aquela defesa no último segundo!!! Por acaso foi uma defesa inconsequente, porque o fiscal-de-linha tinha marcado pontapé de baliza, pois o jogador do Rio Ave cruzou a bola fora de campo, mas se a bola tem entrado, tinha dado a 'imagem' de um golo anulado, e mesmo com as repetições a confirmarem a justiça da decisão, tenho a certeza que teríamos 'forrobodó' nos jornais e nas TV's !!!

Ser ou não ser o terceiro grande

"Quando a equipa do Sporting de Braga regressou de Manchester empolgada por uma vitória moral de 2-3 na casa de Old Trafford, António Salvador, o presidente, afirmou com grande desfaçatez a candidatura do seu emblema ao posto de terceiro grande do futebol português.
"É indesmentível que o Sporting Clube de Braga é já um dos três grandes de Portugal", disse Salvador. Olhando para a tabela do campeonato nacional de futebol, é verdade que o Sporting de Braga é o terceiro classificado e com o mérito que ninguém lhe tira. E se olharmos para as tabelas finais dos três últimos campeonatos, ainda mais verdade é. O Sporting de Braga tem vindo a crescer em importância competitiva e, nos últimos anos, tem-se classificado sempre à frente do Sporting de Lisboa. Mas daí a ser o terceiro grande ainda vai uma grande distância. Ao Braga de Salvador faltam títulos e faltam adeptos em número capaz de rivalizar com os números de apaniguados dos seus rivais.
Enquanto não somar títulos, o Sporting de Braga - cujo crescimento é, sem dúvida, um fenómeno notável - terá bastos motivos para se contentar com a sua trajectória actual mas continua historicamente longe do pódio e dos lugares da realeza. Nestes dois jogos que a equipa da Pedreira disputou com o poderoso Manchester United para a Liga dos Campeões, Alan foi bem a imagem deste Braga capaz dos maiores floreados mas ainda sem a consistência de um grande: Alan cometeu a proeza de marcar três golos em dois jogos com o Manchester United mas os resultados práticos saldaram-se em duas derrotas para os minhotos. Há grandes e grandes e há uns que são maiores do que os outros, não é verdade?
Esta legítima candidatura do Sporting Clube de Braga em vir a ser o terceiro grande do futebol português tem sido mais uma pedra no sapato do Sporting Clube de Portugal a atravessar um mau momento desportivo e directivo. Amanhã os dois vão-se encontrar no estádio de Alvalade e certamente que para o Sporting seria muito importante e bem-vinda uma vitória sobre o emblema que o anda a importunar. O Sporting, no entanto, nem precisa de ganhar ao Braga para se saber grande. O Sporting é grande. O despacho de arquivamento do caso Pereira Cristóvão pelo Conselho de Disciplina da FPF assim o prova. 

ERRAR É HUMANO
O Benfica e os árbitros alemães Para os muitos benfiquistas que suspiram há anos pelo grande dia em que os árbitros estrangeiros possam apitar os nossos jogos, deve ter constituído grande desilusão o trabalho do árbitro vindo da Alemanha para apitar o jogo com o Spartak de Moscovo a contar para a Liga dos Campeões. A prova, como se sabe, é a mais importante da Europa a nível de clubes e reúne à partida as melhores equipas, os melhores jogadores e os melhores árbitros do velho continente.
Ainda não havia dois minutos de jogo na Luz e já havia uma grande penalidade evidentíssima por assinalar. Na área dos russos, Garay foi agarrado e puxado por um adversário que assim o impediu de chegar à bola. O árbitro alemão de serviço mandou seguir o jogo para desconsolo das bancadas e das teorias sobre a utilidade da importação de árbitros estrangeiros para os jogos nacionais. A questão é que os árbitros de fora são tão humanos quanto os nossos e basta recordar a fraca e tendenciosa arbitragem do Benfica-Chelsea da última temporada para desfazer todas as dúvidas sobre o assunto.
Mas há quem não se conforme com estas evidências. E há até quem garanta que a arbitragem do alemão na Luz foi apenas um acto isolado de vingança pelo encontrão do Luisão a outro árbitro alemão. Lembram-se? 

POSITIVO
Pereira europeu
Vítor Pereira regressou em grande com o seu FC Porto à Liga dos Campeões um ano depois de uma medíocre campanha. Com o empate em Kiev os campeões nacionais já estão nos "oitavos". Não é para todos.

Wilson histórico
Wilson Eduardo entrou para a história da Briosa ao apontar os dois golos com que os estudantes bateram o Atlético de Madrid na Liga Europa. Recorde-se que o Atlético é o detentor do troféu.

São Patrício
Na noite de quinta-feira frente ao medianíssimo Genk da Bélgica, o guarda-redes do Sporting somou uma série de intervenções brilhantes que foram adiando até aos descontos o golo dos belgas.

PÉROLA
"ODEIO PERDER", Cristiano Ronaldo
É esta a marca de distinção dos grandes vencedores. Não confundir com arrogância, por favor. Cristiano Ronaldo é um desportista profissional que convive mal com a derrota e daí o seu desabafo depois de o Real Madrid ter empatadoo seu jogo com o Borussia de Dortmund para a Liga dos Campeões."

Leonor Pinhão, in Correio da Manhã