Últimas indefectivações

domingo, 13 de novembro de 2016

Vitória em Espinho

Sp. Espinho 1 - 3 Benfica
30-32, 25-23, 24-26, 25-27

Ché(28), Reis(14), Honoré(13), Lopes(12), Zelão(9), Oliveira(2), Vinhedo, Violas, Gaspar, Mart, Rapha, Casas

Excelente vitória, na raça, naquela que tradicionalmente é a nossa deslocação mais complicada... Na época anterior, com uma situação financeiramente caótica, o Espinho foi obrigado a 'cortar' nas despesas, mas um ano depois estão de volta, com um plantel que vai lutar pelo título... Eles até podem dizer, que os favoritos são o Benfica e a Fonte, mas o objectivo do Sp. Espinho é claro... Sendo que a maior 'contratação' até foi o treinador... Na minha opinião, o melhor treinador português, por larga margem...!!!
E depois, existem sempre as 'inclinações' habituais, como os toques na rede, toques no bloco, as bolas na linha... sempre a 'caírem' para o mesmo lado... Como aconteceu hoje!!!
(vá lá, hoje, marcaram 2 toques ao Maia,... Milagre!!!)

Os parciais dizem tudo, jogo muito equilibrado. A maior vantagem foi mesmo no início do 1.º Set para o Benfica (1-8), mas essa foi a excepção!

Numa análise mais a médio/longo prazo, creio que no futuro próximo vamos ter que reforçar a posição do Oposto! A idade não perdoa, e o Gaspar já não é o que era... (isso não quer dizer que faça bons jogos), aquele que durante várias épocas, foi o nosso segundo Oposto (Ché), é hoje, a primeira opção...
Temos profundidade, e futuro, nas outras posições, mas o Oposto é quase sempre o principal pontuador de todas as equipas...!!! O ano passado, perdemos o título para a Fonte, porque tínhamos uma Distribuição mais fraca, e porque a Fonte tinha um Oposto melhor... 

Reforços de Novembro

"Os pacotes televisivos vão aumentar. Os operadores - não todos, por ora - à 'boleia' dos 'custos' do futebol ajustam preços.

1. (...)

2. (...)

3. Depois desta curta pausa para as selecções, o futebol da intensa paixão não vai parar até ao Natal. Entre nós, e no próximo fim de semana, é o regresso da Taça de Portugal. Depois a retoma das competições europeias com jogos determinantes ou decisivos para todas as equipas portuguesas que resistem na Europa. A visita do Benfica a Istambul é determinante. O jogo do Sporting frente ao Real Madrid é decisivo para a equipa de Jorge Jesus. E, depois, é o regresso da Liga nacional com o Benfica a receber o Moreirense, e a voltar a defrontar, agora no Funchal, o Marítimo logo no arranque de Dezembro e a encontrar, no Estádio da Luz, porventura para um jogo decisivo para o seu futuro na Liga dos Campeões, o Nápoles! Antes de receber na Luz o Sporting na décima terceira jornada da Liga. No próximo mês - um mês exactamente! - muito se decide na Europa e por . E são boas as notícias que anunciam os reforços de Novembro para o Benfica. Diria que são as contratações de São Martinho - que ricas castanhas nos ofereceram de Resende! - para a equipa de Rui Vitória. Fejsa já voltou a correr. Jardel e Rafa estão recuperados. Só Jonas tem ainda um tempo mais para um regresso que todos festejaremos. Todos aqueles que, qualquer que seja a cor da nossa paixão, gostamos de futebol. E da magia de alguns dos seus momentos. São boas estas notícias. Todas elas. Estar bem e bem de saúde é um privilégio. É o que acontece comigo. E também como em relação a todos estes excelentes jogadores que na Turquia ou em Portugal terão a oportunidade de voltar a demonstrar, a milhões de adeptos, o perfume do seu futebol. Força Rafa! Força Jardel! Força Luisão! Força Fejsa! E muita força Jonas! Bons regressos!

4. (...)

5. Como aqui antecipámos - e também há meses n'Bola TV! - os pacotes televisivos vão aumentar. Os operadores - não todos, por ora - à boleia dos custos do futebol ajustam os preços. Importa não abusar diria eu!! Também aqui parece haver reforços... em Novembro... para determinados operadores. E numa das transmissões do último fim de semana parece que não houve adeptos do Benfica no Estádio da Dragão... Coisas de câmaras e do seu posicionamento, decerto... Decerto mesmo. Seria preciso reforços de câmaras..."

Fernando Seara, in A Bola

A crise das papoilas

"Nos jogos de qualificação para o Mundial 2018 disputados esta semana por Selecções britânicas, foi manifestada à FIFA a intenção de usar braçadeiras com papoilas, em celebração do 'Dia da memória'. A polémica instalou-se quando foi noticiado que a FIFA havia proibido a utilização de tal símbolo, advertindo para as possibilidade de aplicação de sanções.
A FIFA, porém, afirma que apenas lembrou a Lei 4 das Leis do Jogo - curiosamente criadas pela IFAB, fundado pelas federações de futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte em 1886 - que dispõe o seguinte:
«O equipamento não pode conter slogans, mensagens ou imagens, políticas, religiosas ou pessoais. Os jogadores não estão autorizados a exibir roupa interior com slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais ou publicidade para além do logotipo do fabricante. Se for cometida qualquer infracção o jogador e/ou a equipa são sancionados pela organização da competição, pela respectiva federação membro ou pela FIFA».
Na verdade, as opiniões dividem-se quanto ao significado da papoila. Há quem entenda que existe uma conotação política e até interesses comerciais envolvidos neste movimento, embora a maioria afirme que é tão-somente uma homenagem às vitímas de conflitos armados e símbolo de uma campanha de solidariedade.
A eventual decisão de aplicação de uma sanção pelo Comité Disciplinar da FIFA passará pela interpretação desta Lei 4 e por considerar que o uso da papoila é uma mensagem ou imagem política, caso em que os equipamentos não podem ostentar tal símbolo."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Benfiquismo (CCLXXXV)

Mago no teatro dos sonhos...