Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Primeiro em tudo

"Benfica deve ser considerado o justo vencedor do campeonato da primeira Liga, ainda que isso nem sempre seja bem aceite pela sua concorrência mais directa.
Chegou ao fim mais um campeonato nacional de futebol, arduamente disputado ao longo de 34 jornadas e que teve um vencedor justo em todos os domínios do jogo.
Com efeito, o Benfica conseguiu a maior pontuação entre os 18 concorrentes, e é aí que começa verdadeiramente a vitória final. Depois, olhando para a classificação final verificamos que a equipa liderada por Rui Vitória somou o maior número de triunfos, 25, teve o maior número de golos marcados, 72, foi a defesa menos batida, 18 golos.
Os tetra-campeões nacionais terminaram a maior prova do calendário português com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Futebol Clube do Porto, e 12 pontos sobre o seu tradicional rival lisboeta, o Sporting Clube de Portugal.
Não adianta, pois, tentar encontrar razões que pretendam contrariar a verdade dos números.
O Benfica comandou a classificação geral desde a quinta jornada, mantendo-se portanto no comando da mesma durante trinta jornadas consecutivas.
O triunfo de agora dos benfiquistas é sobretudo o resultado de um trabalho bem estruturado por pessoas competentes e atentas a todas as realidades. Mas seria injusto não colocar em plano de destaque duas figuras do universo encarnado, Luis Filipe Vieira e Rui Vitória.
O primeiro, porque teve a capacidade de saber interpretar a ambição dos seus adeptos adoptando medidas adequadas em todos os domínios e aparecendo apenas quando as circunstâncias assim o recomendavam.
O treinador, porque foi a pedra angular de uma estratégia que traçou um rumo e o manteve, sem desvios, até ao fim. O facto de ter sabido preservar o grupo sob seu comando, e conseguido mantê-lo coeso em todos os momentos, é, talvez, a sua maior virtude.
Por tudo isto o Benfica deve ser considerado o justo vencedor do campeonato da primeira Liga, ainda que isso nem sempre seja bem aceite pela sua concorrência mais directa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!